Multidisciplinar |
Coleções
-
Agronegócios (342)
-
Ciências dos Materiais (267)
-
Desenvolvimento Rural (538)
-
Ensino de Física (205)
-
Ensino de Matemática (205)
-
Informática na Educação (322)
Últimas Submissões
-
Vidya network : uma ferramenta educacional baseada em redes semânticas de mapas conceituais
(2024) [Tese]O objetivo desta tese foi criar a ferramenta educacional Vidya Network e validá-la quanto à sua capacidade de apoiar o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da aprendizagem significativa de Ausubel através da ... -
(Des)construindo a cientista : a influência das iniquidades de gênero no desenvolvimento da identidade científica de alunas de um curso de Física
(2024) [Tese]A literatura nacional sobre questões de gênero possui uma escassez de trabalhos sobre as experiências e a identidade científica das mulheres que atuam no campo da Física. Com o propósito de suprir parte dessa lacuna, este ... -
LUMILAB : um dashboard de Learning Analytics para apoio a gestores e professores de MOOCs da plataforma LÚMINA
(2024) [Tese]A capacitação acadêmica e profissional, atualmente, está muito atrelada à utilização de ambientes virtuais de aprendizado. Destacam-se neste cenário os cursos abertos e massivos online (Massive Open Online Courses), ... -
MAGNETON : agente conversacional reflexivo para o ensino de eletromagnetismo aplicado em um cenário de sala de aula invertida
(2024) [Tese]Sala de aula invertida é uma metodologia ativa de aprendizagem que modifica a forma tradicional de ensino, onde o aluno passa a estudar conceitos em casa, de maneira online e previamente, através de textos, vídeos e ... -
Formação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médio
(2024) [Tese]O Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos normativos, tem proposto reformas para aprimorar o sistema educacional brasileiro. Embora haja controvérsias em torno da BNCC, ... -
Trajetória de aprendizagem de ciências com ferramentas google : alfabetização científico-tecnológica no quinto ano do ensino fundamental
(2024) [Tese]Em nenhuma outra época as pessoas tiveram tanto acesso à informação e ao conhecimento. O saber científico e a ciência, em seu sentido etimológico, são divulgados em plataformas digitais, democratizando-se. A Google, com ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade no contexto da reforma do novo ensino médio : um estudo em documentos oficiais e em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias/química
(2024) [Dissertação]A pesquisa tem como objetivo investigar como se materializa a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área de Ciências da Natureza/Química, nas políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM), mediante ... -
Implementação da metodologia de resolução de problemas no ensino médio por meio de ambiente virtual de aprendizagem : um estudo investigativo
(2024) [Tese]Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vem sendo cada vez mais utilizado no contexto educacional, principalmente após a pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais precisaram ser suspensas. Nesse sentido, esta ... -
Análise qualitativa e quantitativa do processo de aprendizagem baseado em design thinking a partir do uso do eletroencefalograma e rastreamento ocular
(2024) [Tese]O século XXI representa uma era de grandes transformações tecnológicas com reflexo no cotidiano e principalmente nas tecnologias educacionais. Esta transformação propiciou o desenvolvimento de aplicativos educacionais ... -
Natureza da Ciência em atividades investigativas com licenciandos em Física : contribuições da Ciência integral
(2024) [Dissertação]Este trabalho buscou compreender como o ensino da História da Ciência (HC) e da Natureza da Ciência (NdC) podem se beneficiar da implementação do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Foi adotada a perspectiva de ...