Informática na Educação |
Últimas Submissões
-
CORE0GAM3 : Recursos Educacionais Digitais (RED) de código aberto para investigação coreográfica intermediada por computador
(2024) [Tese]Esta tese investiga a integração entre práticas corporais e tecnologias digitais no ensino de dança, fundamentando-se nos princípios de democratização do conhecimento, cultura livre e compartilhamento de recursos educacionais ... -
Marco conceptual de sistemas recomendadores educativos basado enred de ontologías con docentes-in-the-loop
(2024) [Tese]En el contexto de la transformación educativa actual, la integración acelerada de tecnologías avanzadas como la inteligencia artificial (IA), el análisis de big data y las plataformas digitales está remodelando la educación ... -
Docentes en educación superior : transformaciones para el diseño y orquestación de propuestas educativas en contexto pospandémico
(2024) [Tese]La investigación describe el proceso de la Enseñanza Remota de Emergencia en la Universidad de la República, entendido como un fenómeno "híbrido" que abarca dimensiones pedagógicas, políticas y tecnológicas y no puede ser ... -
Vbraille : ferramenta educacional digital para auxiliar a aprendizagem do sistema braille entre pessoas videntes
(2025) [Tese]Nas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais tem impulsionado o desenvolvimento de soluções voltadas ao setor educacional. Contudo, ainda persiste uma lacuna na criação de programas instrucionais acessíveis que ... -
A utilização da smartband como recurso pedagógico para incentivar a prática de atividades físicas
(2025) [Tese]A ausência de exercicios físicos tem se tornado um problema crescente entre crianças e adolescentes, podendo gerar consequências negativas para a saúde, como obesidade, diabetes e ansiedade. A promoção da saúde na Educito ... -
Uma arquitetura pedagógica inclusiva para aprendizagem de sistemas complexos
(2025) [Tese]Muitas vezes os alunos com deficiência visual (DV) e/ou cegos são negligenciados no laboratório de ciências, limitando-se suas oportunidades de acesso total aos eventos de aprendizagem experiencial. À medida que as ... -
Agente conversacional Cerebrum para o ensino e aprendizagem de álgebra desenvolvido na plataforma Watson Assistant
(2025) [Tese]Este trabalho apresenta a implementação do Agente Conversacional chamado Cerebrum, assim como uma análise de sua capacidade de auxiliar estudantes no processo de ensino e aprendizagem de álgebra. A metodologia de pesquisa ... -
Ecologías de aprendizaje en la cultura digital : competencias en información de los docentes universitarios
(2024) [Tese]La presente investigación aborda como temática principal las competencias en información de los docentes universitarios en el marco de la cultura digital a la hora de construir ecologías de aprendizaje. Particularmente, ... -
Arquiteturas pedagógicas na aprendizagem de projetos paisagísticos
(2025) [Tese]A presente pesquisa tem por finalidade contribuir para a aprendizagem de desenho técnico e projetos paisagísticos. Nesse sentido, seu objetivo consiste em propor e validar o uso de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para ... -
Arquiteturas pedagógicas para integração de tecnologias digitais na escola : Um estudo no contexto de uma licenciatura em computação
(2025) [Tese]A ampliação das possibilidades de informação e comunicação, com o auxílio das tecnologias digitais, tem transformado a vida cotidiana e os processos de aprendizagem. No contexto educacional, é essencial que professores e ...