Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Últimas Submissões
-
Desafios para permanência e êxito dos estudantes nas Licenciatura em Ciências da Natureza, Química e Biologia do IFRS
(2025) [Dissertação]Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa 2: “Análise e avaliação da produção científica e das políticas públicas em CT&I e divulgação das Ciências”. Intitulada “Desafios para a permanência e êxito dos estudantes ... -
Ensino de microbiologia : habilidades e competências entre epidemias e pandemias
(2025) [Tese]Em um contexto marcado pela pandemia da COVID-19, a Educação em Ciências emerge como um campo estratégico para enfrentar desafios sociais e sanitários, evidenciando a necessidade de preparar docentes e discentes para ... -
O uso de modelos virtuais tridimensionais como ferramenta para o ensino e aprendizagem da anatomia humana : um estudo de caso baseado na Teoria da Mediação Cognitiva
(2023) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é contribuir para o ensino em anatomia humana nos cursos da área da saúde, integrando a utilização do ensino de Anatomia tridimensional como ferramenta de ensino-aprendizagem. Foi realizado um ... -
Ensino de termodinâmica : uma análise das abordagens pedagógicas e avaliativas sob a perspectiva das correntes de educação ambiental
(2025) [Tese]Esta tese tem como objetivo analisar de que maneira a Educação Ambiental (EA) tem sido integrada ao ensino de Termodinâmica no contexto educacional brasileiro, considerando as abordagens pedagógicas e as correntes teóricas ... -
Uma análise do professor/pesquisador visitante e sua atuação no sistema nacional de pós-graduação stricto sensu
(2025) [Tese]Este estudo objetivou analisar o Professor/Pesquisador Visitante e sua atuação no Sistema Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu (SNPG), uma vez que o entendimento do que vem a ser um professor visitante é impreciso, ... -
Estudos sobre educação escolar indígena : contribuições para a qualidade da educação
(2025) [Tese]A presente tese tem como objeto de estudo a Educação Escolar Indígena (EEI); mais precisamente a existência de pesquisas no campo da avaliação ou sugestões de melhorias baseadas em processos avaliativos que possam ser ... -
Protagonismo discente e curricularização da extensão nos institutos federais : desafios e possibilidades
(2025) [Tese]Esta investigação analisou o protagonismo discente no processo de Curricularização da Extensão nos Institutos Federais da região Sul do Brasil, com foco específico nos cursos de Licenciatura em Química. O estudo fundamentou-se ... -
Ensino de controvérsias sociocientíficas envolvendo nanociência como articuladora da construção da argumentação por meio da metodologia quebra-cabeça controverso
(2025) [Tese]Este estudo investigou o impacto das tecnologias emergentes, como a nanociência e a nanotecnologia, no ensino, enfatizando sua influência na formação crítica dos indivíduos diante das transformações científicas e tecnológicas. ... -
O papel do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação inicial de professores : práticas pedagógicas e práxis na indução à docência
(2025) [Dissertação]O presente trabalho investiga o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na construção da identidade profissional dos professores dos professores e na indução à docência, com ênfase na ... -
Clube De Ciências : pioneirismo na educação infantil com práticas interdisciplinares e investigativas desde a primeira infância
(2025) [Dissertação]A presente pesquisa trata de um estudo sobre a alfabetização científica dentro das práticas interdisciplinares de um clube de ciências, realizado em uma escola de educação infantil, localizada no município de Nova Santa ...