A aritmética nos escritos de Rosvita de Gandersheim
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação, situada na interface entre a História da Matemática e da Educação Matemática, tem por objetivo refletir e analisar os escritos de Rosvita de Gandersheim, tendo como fontes traduções encontradas nas línguas portuguesa, galega e francesa. Rosvita foi uma canonisa que viveu no Mosteiro de Gandersheim, na Alemanha, e escreveu dramas teatrais carregados de elementos aritméticos e referenciados em Terêncio. A questão que norteia o desenvolvimento da pesquisa é: Que elementos aritmét ...
Esta dissertação, situada na interface entre a História da Matemática e da Educação Matemática, tem por objetivo refletir e analisar os escritos de Rosvita de Gandersheim, tendo como fontes traduções encontradas nas línguas portuguesa, galega e francesa. Rosvita foi uma canonisa que viveu no Mosteiro de Gandersheim, na Alemanha, e escreveu dramas teatrais carregados de elementos aritméticos e referenciados em Terêncio. A questão que norteia o desenvolvimento da pesquisa é: Que elementos aritméticos estão presentes e como são abordados nos escritos de Rosvita de Gandersheim (935 d.C. – 1000 d.C.1)? A partir da questão norteadora temos como objetivo geral conhecer Rosvita, seu contexto e obra, buscando compreender elementos aritméticos presentes em seus escritos. Como objetivos específicos foram elencados: Conhecer Rosvita de Gandersheim, o contexto em que está inserida, procurando compreender o seu papel no século X, seus escritos e suas inspirações; Compreender os usos e percepções que Rosvita de Gandersheim tem sobre a Aritmética no século X a partir de seus escritos. Os procedimentos metodológicos estão ancorados em Carlo Ginzburg (1989), por meio do Paradigma Indiciário, Peter Burke (2004) e Jacques Le Goff (2005) assim como o estudo de traduções como fontes de pesquisa, por meio de Montoito; Dalcin (2022); Campos (2004) e Chartier (2022). Como considerações finais, percebeu-se que Rosvita se usa do conhecimento platônico e das artes liberais do Trivium – Gramática, Lógica e Retórica – e do Quadrivium – Aritmética, Geometria, Música e Astronomia – para ensinar Matemática e conhecimentos da Música para as mulheres medievais. ...
Abstract
This dissertation, located at the interface between the History of Mathematics and Mathematics Education, aims to reflect and analyze the writings of Rosvita de Gandersheim, using translations found in Portuguese, Galician and French as sources. Rosvita was a canoness who lived in the Gandersheim Monastery, in Germany, and wrote theatrical dramas loaded with arithmetic elements and referenced in Terence. The question that guides the development of the research is: What arithmetic elements are p ...
This dissertation, located at the interface between the History of Mathematics and Mathematics Education, aims to reflect and analyze the writings of Rosvita de Gandersheim, using translations found in Portuguese, Galician and French as sources. Rosvita was a canoness who lived in the Gandersheim Monastery, in Germany, and wrote theatrical dramas loaded with arithmetic elements and referenced in Terence. The question that guides the development of the research is: What arithmetic elements are present and how are they addressed in the writings of Rosvita of Gandersheim (935 AD – 1000 AD1)? Based on the guiding question, our general objective is to get to know Rosvita, her context and work, seeking to understand arithmetic elements present in her writings. The specific objectives were listed: Getting to know Rosvita de Gandersheim, the context in which she operates, seeking to understand her role in the 10th century, her writings and her inspirations; Understand the uses and perceptions that Rosvita of Gandersheim has about Arithmetic in the 10th century based on her writings The methodological procedures are anchored in Carlo Ginzburg (1989), through the Evidence Paradigm, Peter Burke (2004) and Jacques Le Goff (2005) as well as the study of translations as research sources, through Montoito; Dalcin (2022); Campos (2004) and Chartier (2022). As final considerations, it was noticed that Rosvita uses Platonic knowledge and the liberal arts of the Trivium – Grammar, Logic and Rhetoric – and the Quadrivium – Arithmetic, Geometry, Music and Astronomy – to teach Mathematics and knowledge of Music to medieval women. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2607)Ensino de Matemática (209)
Este item está licenciado na Creative Commons License
