Teaching of Physics |
Recent Submissions
-
Adoção de inovações didáticas no ensino de Física : construção de um modelo teórico à luz da Teoria da difusão de inovações
(2025) [Thesis]A presente tese parte do reconhecimento de que, apesar do potencial transformador das inovações didáticas no ensino de Física, persistem dificuldades relevantes na sua implementação. Esses desafios estão usualmente ... -
Educação das relações étnico-raciais e os ensino de Física e de Astronomia no Brasil : explorando novas perspectivas na formação docente
(2024) [Thesis]Este estudo investiga o tratamento da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no ensino de física e astronomia em universidades federais brasileiras e nos Mestrados Profissionais da área, com o objetivo de compreender ... -
O ecossistema quântico dos Estados Unidos : uma investigação a partir dos estudos da ciência e tecnologia
(2025) [Dissertation]A Organização das Nações Unidas definiu 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, celebrando o centenário da Mecânica Quântica, uma referência ao artigo de 1925 de Werner Heisenberg indicando a não ... -
Contribuições dos retratos da docência para o acompanhamento de trajetórias de licenciados em Física no Rio Grande do Sul
(2025) [Thesis]Frente ao cenário de escassez de professores nas escolas brasileiras de Educação Básica, sobretudo nas escolas públicas (e especialmente na disciplina de Física), esta tese investiga as trajetórias de licenciados em Física ... -
Narrativas sobre o céu como ferramentas culturais : um encontro entre a memória cultural Mbyá-Guarani e a Ciência oficial
(2025) [Dissertation]A comunidade de pesquisa em Educação em Ciências tem, nas últimas décadas, valorizado o diálogo entre os conhecimentos científicos e os saberes de povos indígenas, buscando minimizar os conflitos presentes nas relações em ... -
Modelagem Didático-científica como alternativa para o Ensino de Física em tempos de pós-verdade
(2024) [Dissertation]O negacionismo científico tem se expandido em nossa sociedade e acreditamos que a falta de conexão entre o ensino de física e problemas reais, especialmente na educação básica, não contribui para combater essa tendência. ... -
A agência humana no processo de atribuição de sentido : um estudo sobre o impacto da história da Ciência no ensino de Física
(2024) [Dissertation]A área de pesquisa em ensino reconhece que a História da Ciência pode impactar a aprendizagem de diversas maneiras, em especial na atribuição de sentido ao conhecimento. No entanto, estudos recentes evidenciam que o efetivo ... -
A formação de professores focada na vigilância epistemológica pautada pela compreensão das relações entre fatores epistêmicos e sociais na construção da Mecânica Clássica
(2024) [Thesis]É amplamente conhecido no campo do ensino de Ciências que o processo de construção do conhecimento é complexo, envolvendo tanto aspectos epistêmicos quanto sociais. Da mesma forma, já se sabe que a didatização do conhecimento ... -
Educação científica bilíngue e multimodal : astronomia na Língua brasileira de sinais em uma comunidade de aprendizagem
(2024) [Thesis]A presente pesquisa apresenta um estudo que foi realizado em parceria com uma comunidade de aprendizagem do interior do estado do Rio Grande do Sul. Esta tese teve o objetivo de investigar como se constitui o domínio e a ... -
(Des)construindo a cientista : a influência das iniquidades de gênero no desenvolvimento da identidade científica de alunas de um curso de Física
(2024) [Thesis]A literatura nacional sobre questões de gênero possui uma escassez de trabalhos sobre as experiências e a identidade científica das mulheres que atuam no campo da Física. Com o propósito de suprir parte dessa lacuna, este ...