Educación |
Envíos recientes
-
A formação para o trabalho associado e autogestionário em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : a experiência do Programa EcoViamão/IFRS
(2025) [Tesis]Inserida no campo de estudos Trabalho-Educação, esta pesquisa, com o aporte teórico do materialismo histórico-dialético, tem por intuito potencializar a formação para o trabalho associado e autogestionário nos Institutos ... -
Um estudo sobre os processos de empoderamento das mulheres moradoras de uma ocupação da cidade de São Leopoldo-RS : experiências da educação popular e economia solidária
(2024) [Tesis de maestría]Este estudo de investigação tem como foco um grupo de mulheres, moradoras em um território de ocupação urbana do município de São Leopoldo-RS, região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, que são ... -
Os discursos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a docência em Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre
(2024) [Tesis de maestría]Esta pesquisa insere-se no contexto dos debates sobre os processos de inclusão, com foco específico na inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física em escolas regulares. ... -
Ensino médio gaúcho em tempo integral : como escolas de Porto Alegre fazem a política?
(2024) [Tesis de maestría]Este trabalho tem como objeto de estudo narrar as experiências de atuação da política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em duas escolas estaduais de Porto Alegre. A pesquisa pautou-se em ouvir profissionais da gestão ... -
De Goiânia a Pequim : imagens fotográficas do Centro Popular da Mulher de Goiás (CPM)
(2023) [Tesis de maestría]A dissertação aborda a dimensão educativa do Centro Popular da Mulher (CPM), entidade feminista criada em 1985 em Goiânia, Goiás. A pesquisa utiliza a coleção fotográfica do CPM como corpus empírico, com foco nas imagens ... -
A queixa escolar no ensino médio : entre a indisciplina e o tolerável nos processos de normalização e psicologização
(2024) [Tesis de maestría]A presente dissertação objetiva problematizar como opera a queixa escolar sobre estudantes do Ensino Médio, tidos como desviantes/problemas, na escola da Contemporaneidade, considerando o que circunscreve a escolarização ... -
Livro ilustrado : encontros com infância, docência e arte contemporânea
(2024) [Tesis de maestría]Esta dissertação surge com o objetivo de relacionar os conceitos de infância, docência e arte contemporânea a partir de uma discussão sobre o livro ilustrado. Refletindo sobre a presença da arte na educação para a infância ... -
A privatização da Educação : o fundo patrimonial da Fundação Itaú Social e o processo de financeirização da educação no Brasil
(2024) [Tesis]Esta tese analisa o fundo patrimonial da Fundação Itaú Social como parte de um processo de privatização da educação, com a financeirização atuando como elemento estratégico do capital financeiro. O problema da pesquisa ... -
O acesso à educação infantil de Porto Alegre/RS e as relações do público e privado por meio das parcerias propostas em editais no ano de 2020
(2024) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve como campo de análise os editais de chamamento público das Parcerias público-privado do ano de 2020 da cidade de Porto Alegre/RS. A metodologia utilizada foi análise documental e o estudo apoiou-se ... -
A dança na educação básica : um estudo sobre as diferentes interpretações da BNCC com professoras em Porto Alegre, Brasil
(2023) [Tesis de maestría]A pesquisa procurou compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo interpretada no componente Arte, especificamente no ensino de Dança na Educação Básica. Para tal, foram realizadas entrevistas ...