• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Educação por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Educação
  • Navegação Educação por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Educação
  • Navegação Educação por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 2578

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      1/2 dia 1/2 noite 

      Araújo, Roger Albernaz de (2007) [Tese]
      Uma educação por entre as linhas. Uma multiplicidade de textos. Freqüências díspares e sonoridades singulares. Este é o jogo. Intercessores são secretamente convocados. Gilles Deleuze e Félix Guattari. Samuel Beckett. ...
    • Thumbnail

      + 1 ano é fundamental : práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos 

      Santaiana, Rochele da Silva (2008) [Dissertação]
      Esta dissertação analisa o Ensino Fundamental de Nove Anos, como uma política pública para a educação, reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. ...
    • Abecedário de Aula 

      Martins, Jailza dos Santos (2019) [Dissertação]
      Um Abecedário de Aula: filosófico, na perspectiva da diferença em educação. Feito com matérias vividas, imperceptíveis, ou não pensadas como Aula. Em um composto labiríntico, feito da junção de verbetes retirados dos ...
    • Thumbnail

      Abecedários, Brasil : contribuições à história dos impressos e sua circulação nos anos 1936 a 1984 

      Souza, Mariana Venafre Pereira de (2015) [Dissertação]
      O estudo insere-se no campo da história da educação, com contribuições à história da alfabetização. A história cultural fornece o embasamento teórico e metodológico, em especial os postulados de Roger Chartier. Uma das ...
    • Abecedários do século XIX : letras, palavras e gravuras em circulação transnacional 

      Souza, Mariana Venafre Pereira de (2022) [Tese]
      A pesquisa desta tese busca compreender a emergência e circulação de impressos de iniciação que se voltam ao aprendizado da leitura e da escrita, publicados no Brasil e na França no século XIX. O corpus empírico abrange ...
    • Thumbnail

      A abertura de um espaço-tempo para reflexão com os professores : efeitos no fazer pedagógico e no modo como descrevem sua prática 

      Ferreira, Maritânia Bassi (2005) [Dissertação]
      O presente estudo trata dos movimentos de ação e reflexão de um grupo de professores, tendo como proposta a apropriação de ferramentas tecnológicas e metodológicas na busca de novas práticas educativas. O estudo visa a ...
    • Thumbnail

      Abolição das desigualdades : ações afirmativas no ensino superior 

      Sanger, Dircenara dos Santos (2009) [Tese]
      A tese tem o ponto central nas Ações Afirmativas na sociedade brasileira e problematiza: "Que sentidos têm para os egressos do Instituto Metodista Porto Alegre (IPA-RS) as Ações Afirmativas?" Seu objetivo foi entender, ...
    • Thumbnail

      Abordagem histórica e perspectivas atuais do ensino superior agrícola no Brasil : uma investigação na UFRGS e na UC Davis 

      Dias, Cleimon Eduardo do Amaral (2001) [Tese]
      Este estudo analisa o Ensino Superior Agrícola Brasileiro – ESAB, como “campo” (Bourdieu, 1983a), diante do cenário do mundo cambiante em que vivemos, com os seguintes objetivos: (i) resgatar parte da história, destacando ...
    • A abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem nos cursos de pedagogia das ies públicas do rio grande do sul 

      Ludovico, Josiane Gonçalves Ferreira (2024) [Dissertação]
      Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado indicadores educacionais preocupantes, mostrando que um maior tempo de estudo, por parte dos alunos, está associado a um desempenho educacional mais baixo, especialmente no ensino ...
    • Abstração reflexionante e aprendizagem da escrita 

      Costa, Camila Moura (2021) [Dissertação]
      Este estudo tem como objetivo destacar como a teoria piagetiana pode explicar a evolução da aprendizagem da escrita pela interação entre sujeito e objeto, sob o ponto de vista da abstração reflexionante. Intende-se fazer ...
    • Thumbnail

      Abstração reflexionante e aprendizagem de proporção : ensino de matemática na sexta série 

      Martins, Larissa De Conti (2007) [Dissertação]
      O presente trabalho problematiza o ensino transmissivo enquanto limitador do processo de abstração refletida na aprendizagem do conceito de proporção no ensino fundamental. Aborda as práticas vigentes nas aulas sobre ...
    • As abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador, durante o processo de alfabetização 

      Aragón, Rosane (1989) [Dissertação]
      Este estudo tem como principal objetivo investigar a questão da construção do conhecimento, sob a perspectiva da abstração refletidora, de crianças em interação com o computador, durante seu processo de alfabetização. E ...
    • Thumbnail

      Ação comunicativa & educação indígena intercultural e emancipatória : encontro entre dois mundos possíveis? 

      Travessini, Neodir Paulo (2011) [Tese]
      Nossa pretensão nesta tese consiste em melhor compreender as complexas interações interétnicas estabelecidas entre sujeitos/atores sociais vinculados a tradições socioculturais distintas: a modernidade com sua razão ...
    • Thumbnail

      Ação docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genética 

      Souza, Graziela Luciane dos Santos (2012) [Dissertação]
      A presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de ...
    • Thumbnail

      Ação docente e moralidade : um estudo com educadores porto-alegrenses 

      Vebber, Fernanda Cañete (2009) [Dissertação]
      O presente trabalho investigou a compreensão de professores sobre a ação docente para a construção da moralidade, apoiando-se na perspectiva construtivista de Jean Piaget. Consistiu, principalmente, em refletir sobre a ...
    • Thumbnail

      Ação docente, formação continuada e inclusão escolar 

      Andrade, Simone Girardi (2005) [Tese]
      A investigação da temática ação docente, formação continuada e inclusão escolar teve como objeto a busca de compreensão das relações entre a formação continuada e um plano geral de ação – projeto político-pedagógico – em ...
    • A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições 

      Santos, Nair Iracema Silveira dos (1992) [Dissertação]
      Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos ...
    • Thumbnail

      A ação educativa com jovens e adultos : um estudo das significações do currículo no "lugar" sala de aula na experiência do SEJA - POA 

      Lima, Lúcia Leocádia Veiga (2001) [Dissertação]
      A presente dissertação identifica e analisa na ação educativa com jovens e adultos algumas das significações do currículo no "lugar" sala de aula, do SEJA - POA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos de Porto Alegre). A ...
    • Thumbnail

      Ação gráfica : a representação como experiência simbólica e cognitiva 

      Comerlato, Denise Maria (2005) [Tese]
      Esta pesquisa busca ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem de jovens e adultos em escolarização inicial, especialmente no que diz respeito à ação gráfica – enquanto experiência de uso e de manipulação dos ...
    • Thumbnail

      Ação pedagógica e estruturas formais : ensino médio e o pensamento hipotético-dedutivo 

      Medeiros, Maria Elisa Schuck (2005) [Dissertação]
      A presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar a ação pedagógica do professor, verificando se este compreende o processo de desenvolvimento cognitivo do adolescente como construção de estruturas formais que ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS