Ensino médio gaúcho em tempo integral : como escolas de Porto Alegre fazem a política?
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo narrar as experiências de atuação da política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em duas escolas estaduais de Porto Alegre. A pesquisa pautou-se em ouvir profissionais da gestão escolar, com a seguinte indagação: como as escolas fazem a política do Ensino Médio em Tempo Integral? Utilizou-se como referencial teórico o conceito de atuação das políticas, formulado por Sthephen Ball e outras. Também recorreu-se a autores do campo das políticas públicas ...
Este trabalho tem como objeto de estudo narrar as experiências de atuação da política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em duas escolas estaduais de Porto Alegre. A pesquisa pautou-se em ouvir profissionais da gestão escolar, com a seguinte indagação: como as escolas fazem a política do Ensino Médio em Tempo Integral? Utilizou-se como referencial teórico o conceito de atuação das políticas, formulado por Sthephen Ball e outras. Também recorreu-se a autores do campo das políticas públicas como Michael Lipsky e Gabriela Lotta, que trabalham com os conceitos como burocratas em nível de rua para recorrer aos fazedores da política; e do campo da cultura escolar, como Justa Ezpeleta e Elsie Rockwell. Esta pesquisa foi desenvolvida combinando observação in loco com entrevistas semiestruturadas, com seis gestores escolares, além da análise de documentos normativos e de orientação sobre a política, procurando entender a situação de cada escola analisada. Por meio da pesquisa narrativa, buscou-se mostrar as vivências de seus profissionais da gestão escolar com a política do EMTI, e as possíveis repercussões da implementação da política para a comunidade escolar. Como resultados, foram observados que para a política ser implementada, de acordo com os gestores entrevistados, falta infraestrutura adequada para as escolas oferecerem o turno integral, faltam profissionais nas escolas para darem conta de toda demanda que a política exige, e principalmente, falta interesse dos alunos pelo modelo proposto. ...
Abstract
This research had the purpose to narrate the experiences of the implementation of the Full-Time High School (EMTI) policy in two state schools in Porto Alegre. The research was based on listening to school management professionals, with the following question: how do schools make the Full-Time High School policy? The theoretical framework used was the concept of policy performance, formulated by Stephen Ball and others. Authors from the field of public policy, such as Michael Lipsky and Gabriel ...
This research had the purpose to narrate the experiences of the implementation of the Full-Time High School (EMTI) policy in two state schools in Porto Alegre. The research was based on listening to school management professionals, with the following question: how do schools make the Full-Time High School policy? The theoretical framework used was the concept of policy performance, formulated by Stephen Ball and others. Authors from the field of public policy, such as Michael Lipsky and Gabriela Lotta, who work with concepts such as street-level bureaucrats to appeal to policy makers, and from the field of school culture, such as Justa Ezpeleta and Elsie Rockwell, were also consulted. This research was developed by combining on-site observation with semi-structured interviews with six school administrators, in addition to the analysis of normative and policy guidance documents, seeking to understand the situation of each school analyzed. Through narrative research, we sought to show the experiences of school administrators with the EMTI policy and the possible repercussions of implementing the policy for the school community. As a result, we observed that, according to the administrators interviewed, for the policy to be implemented, there is a lack of adequate infrastructure for schools to offer full-time classes, there is a lack of professionals in schools to meet all the demands that the policy requires, and, most importantly, there is a lack of interest from students in the proposed model. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7632)Educação (2565)
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