A dança na educação básica : um estudo sobre as diferentes interpretações da BNCC com professoras em Porto Alegre, Brasil
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa procurou compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo interpretada no componente Arte, especificamente no ensino de Dança na Educação Básica. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de Dança e com supervisoras educacionais, atuantes na Educação Básica em Porto Alegre e Região Metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A dissertação apresenta os tensionamentos, enfrentamentos e as demandas vividas no cotidiano de ...
A pesquisa procurou compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo interpretada no componente Arte, especificamente no ensino de Dança na Educação Básica. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de Dança e com supervisoras educacionais, atuantes na Educação Básica em Porto Alegre e Região Metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A dissertação apresenta os tensionamentos, enfrentamentos e as demandas vividas no cotidiano dessas professoras nas escolas, as lacunas existentes na legislação e os possíveis arranjos curriculares que gestoras e professoras vêm propondo no ensino da Arte. Concluiu-se, que devido à margem de interpretação do texto da Base, professoras e gestoras adequam o componente Arte de acordo com a demanda de profissionais enviadas pela mantenedora, que nem sempre disponibiliza professores das quatro linguagens para uma mesma escola. ...
Abstract
This research sought to understand how the BNCC has been interpreted in the Art component, specifically in the teaching of Dance, in primary and secondary school. To this end, semistructured interviews were carried out with four Dance teachers and educational supervisors, working in primary and secondary school in Porto Alegre and the metropolitan region, Brazil. The dissertation presents the tensions, confrontations and demands experienced in the daily lives of these teachers in schools, the g ...
This research sought to understand how the BNCC has been interpreted in the Art component, specifically in the teaching of Dance, in primary and secondary school. To this end, semistructured interviews were carried out with four Dance teachers and educational supervisors, working in primary and secondary school in Porto Alegre and the metropolitan region, Brazil. The dissertation presents the tensions, confrontations and demands experienced in the daily lives of these teachers in schools, the gaps in legislation and the possible curricular arrangements that managers and teachers have been proposing in the teaching of Art. It is concluded that due to the margin of interpretation of the Base text, teachers and managers adapt the Art component according to the demand for professionals sent by the sponsor, which does not always provide teachers of the for languages for the same school. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7635)Educação (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License
