Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud |
Envíos recientes
-
Desafios, possibilidades e formação docente : a educação inclusiva é possível?
(2025) [Tesis]A presente Tese aborda a temática Desafios, Possibilidades e Formação Docente: A Educação Inclusiva é Possível. Descrever a importância da formação continuada no AEE no que tange o enfrentamento das dificuldades no processo ... -
As produções audiovisuais escolares e os festivais de cinema estudantil : quando os sentidos produzem saberes para a construção do conhecimento
(2025) [Tesis]Em um tempo favorável à produção audiovisual escolar este estudo considera o encontro entre Cinema e Educação como possibilidade de transformação pedagógica e potencializadora de aprendizagens e experiências comunicativas, ... -
A alfabetização midiática e informacional e a atuação do bibliotecário na perspectiva educacional e no acesso e uso da informação e das tecnologias
(2024) [Tesis]A presente pesquisa possui como principal objetivo verificar as iniciativas de implementação da AMI pelos bibliotecários para a melhoria no acesso e no uso das mídias e da informação pelas pessoas da comunidade na qual ... -
Qualificação de periódicos científicos e o seu papel na pós-graduação stricto sensu do Brasil
(2024) [Tesis]A tese analisa o desenvolvimento dos periódicos científicos e seus processos de avaliação de qualidade, destacando como essa avaliação influencia a produção científica da pós-graduação stricto sensu brasileira. O objetivo ... -
Unisaber framework : estratégias de formação permanente de docentes na escola
(2024) [Tesis]Este estudo tem como objetivo investigar as percepções e satisfação de professores em relação a um curso de formação continuada. Inserido em um projeto de doutorado voltado à capacitação docente, o estudo utiliza uma ... -
Ludicidade em Ciências da Natureza no ensino fundamental : narrativas da docência na pandemia e pós-pandemia
(2024) [Tesis de maestría]A presente pesquisa analisa a utilização da abordagem lúdica como estratégia didática docente no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia de COVID-19 e no cenário pós-pandemia. O ... -
Percepção dos docentes e discentes sobre a curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade de Passo Fundo-RS
(2024) [Tesis]Os principais eixos das Instituições de Ensino Superior brasileira são considerados os pilares fundamentais da educação, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão como uma importante estratégia utilizada na formação acadêmica, ... -
O programa nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR) : da implementação à repercussão na prática profissional dos professores de Ciências e de Matemática
(2024) [Tesis]De acordo com o último censo escolar divulgado pelo Inep, no Brasil há mais de 150 mil professores sem formação em nível superior, além de uma quantidade expressiva de professores que possuem formação em nível superior, ... -
Articulação entre interdisciplinaridade e alfabetização científica : os desafios na formação de professores de escolas públicas na região da Campanha do Rio Grande do Sul
(2024) [Tesis]A Tese tem como foco o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, fundamentado nos princípios da Alfabetização Científica e da interdisciplinaridade. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar como a interdisciplinaridade ... -
Internacionalização acadêmica em Química : impacto na produção científica e redes de colaboração de pesquisadores brasileiros
(2024) [Tesis]Este trabalho avaliou o desempenho da produção científica brasileira e o impacto da formação acadêmica no exterior na produção científica dos doutores em Química que participaram do programa de Doutorado Sanduíche no ...