Ensino de microbiologia : habilidades e competências entre epidemias e pandemias
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Data
2025Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Em um contexto marcado pela pandemia da COVID-19, a Educação em Ciências emerge como um campo estratégico para enfrentar desafios sociais e sanitários, evidenciando a necessidade de preparar docentes e discentes para compreender e aplicar conhecimentos científicos de forma crítica e contextualizada. Além disso, durante o período pandêmico, a dependência de tecnologias expôs os estudantes a informações inadequadas, destacando a urgência de promover uma educação em saúde eficaz para mitigar desin ...
Em um contexto marcado pela pandemia da COVID-19, a Educação em Ciências emerge como um campo estratégico para enfrentar desafios sociais e sanitários, evidenciando a necessidade de preparar docentes e discentes para compreender e aplicar conhecimentos científicos de forma crítica e contextualizada. Além disso, durante o período pandêmico, a dependência de tecnologias expôs os estudantes a informações inadequadas, destacando a urgência de promover uma educação em saúde eficaz para mitigar desinformações. Com base nisso, surge o questionamento: quais competências são necessárias para discentes e docentes em tempos de crise sanitária? considerando que a responsabilidade de formar cidadãos recai muitas vezes sobre a escola e os educadores. Com esse propósito, esta tese investigou as competências necessárias para o ensino de microbiologia em contextos de epidemias e pandemias, analisando as perspectivas de docentes e discentes. A pesquisa foi organizada em três etapas metodológicas: (1) sondagem de concepções de docentes e discentes sobre o ensino de microbiologia e a pandemia; (2) desenvolvimento de formações específicas para ambos os públicos; e (3) produção de materiais didáticos voltados à COVID-19 e microbiologia, além de temas emergentes das investigações. Participaram do estudo docentes do Ensino Fundamental, das regiões Fronteira Oeste, Centro do Estado e Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. Especificamente, as atividades da Fronteira Oeste, contaram com a participação de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa e escolares dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas urbanas e rurais. Os resultados indicaram que os discentes possuem conhecimentos básicos sobre a pandemia e os microrganismos. Ainda, associam os microrganismos apenas aos seus aspectos negativos, como causadores de doenças, uma tendência também observada entre licenciandos de Ciências da Natureza. Quanto aos docentes em exercício, eles relataram dificuldades em abordar conceitos abstratos e complexos, como os microrganismos, apoiando-se principalmente no uso de livros didáticos. Além disso, os docentes enfrentaram desafios durante a pandemia, como a adaptação ao ensino remoto, a superação de lacunas de aprendizagem e a necessidade de desenvolver habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular no retorno às aulas presenciais. Com base nesses achados, indica-se a alfabetização científica, o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente como pilares fundamentais para transformar as práticas pedagógicas no ensino de microbiologia. Esses pilares são essenciais para alinhar as estratégias educacionais às diretrizes da BNCC e às demandas de uma sociedade em constante transformação, promovendo uma educação mais crítica, inclusiva e conectada com os desafios contemporâneos. ...
Abstract
In the context of the COVID-19 pandemic, Science Education has emerged as a strategic field for addressing social and health challenges, highlighting the need to prepare teachers and students to understand and apply scientific knowledge critically and contextually. Furthermore, during the pandemic, reliance on technologies exposes students to inadequate information, underscoring the urgency of promoting effective health education to combat misinformation. Based on this, the following question a ...
In the context of the COVID-19 pandemic, Science Education has emerged as a strategic field for addressing social and health challenges, highlighting the need to prepare teachers and students to understand and apply scientific knowledge critically and contextually. Furthermore, during the pandemic, reliance on technologies exposes students to inadequate information, underscoring the urgency of promoting effective health education to combat misinformation. Based on this, the following question arises: what competencies are necessary for students and teachers during health crises, considering that the responsibility of forming citizens often falls on schools and educators? With this purpose, this thesis investigated the competencies required for teaching microbiology in the context of epidemics and pandemics by analyzing the perspectives of teachers and students. The research was structured into three methodological stages: (1) investigating the conceptions of teachers and students about microbiology education and the pandemic, (2) developing specific training sessions for both groups, and (3) producing educational materials focused on COVID-19 and microbiology, as well as emerging themes identified during the research. This study involved teachers from various regions of Rio Grande do Sul and elementary school students in Uruguaiana. The results indicated that students possess basic knowledge about the pandemic and microorganisms, but tend to associate microorganisms only with their negative aspects, such as causing diseases, a tendency also observed among pre-service science teachers. In-service teachers reported difficulties in addressing abstract and complex concepts such as microorganisms, often relying heavily on textbooks. Additionally, teachers faced challenges during the pandemic, such as adapting to remote teaching, addressing learning gaps, and developing skills outlined by the National Common Curricular Base (BNCC) upon returning to inperson classes. Based on these findings, scientific literacy, the use of digital technologies, and teachers’ professional development are fundamental pillars for transforming pedagogical practices in microbiology education. These pillars are essential for aligning educational strategies with the BNCC guidelines and the demands of a constantly evolving society, fostering more critical, inclusive, and responsive education to contemporary challenges. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Associação de IES.
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Multidisciplinar (2688)
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