Browsing Education by Author "Gandin, Luis Armando"
Now showing items 1-20 of 23
-
As ações do Estado brasileiro na educação básica : uma análise a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Lima, Iana Gomes de (2016) [Thesis]Esta tese tem como objetivo analisar as ações do Estado brasileiro na educação básica no período de 1995 a 2014. Para tanto, faço uso de uma política pública educacional – o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ... -
A adoção de “programas de intervenção pedagógica” e as novas dinâmicas no trabalho docente : uma análise a partir de três escolas estaduais do Rio Grande do Sul
Lima, Iana Gomes de (2011) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo analisar as novas dinâmicas que se estabelecem no trabalho docente a partir da inserção de programas de intervenção pedagógica. O trabalho também tem como objetivo examinar os âmbitos ... -
Atuação curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico : o espaço dos Seminários Integrados
Corrêa, Tábata Valesca (2017) [Dissertation]Esta dissertação busca compreender a atuação curricular dos professores de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco os Seminários Integrados e os ... -
A atuação da política curricular do programa de Formação de profissionais de nível médio para a saúde (PROFAPS) na Escola de Saúde Pública do RS
Pautasso, Andrea Milán Vasques (2020) [Thesis]A presente tese analisa como a política curricular do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio em Saúde (PROFAPS) foi atuada no Curso Técnico de Vigilância em Saúde desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do ... -
A atuação da política curricular freireana na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) na rede municipal de educação de Maceió – Alagoas (2013-2020)
Rocha, Adriana Rocely Viana da (2021) [Thesis]Esta tese objetiva analisar e compreender a atuação da política curricular freireana na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede municipal de educação de Maceió/AL (2013-2020). O estudo baseou-se nas contribuições ... -
As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
Poziomyck, Arthur da Silva (2016) [Dissertation]Esta dissertação de mestrado analisa as concepções de professor dos docentes de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. No âmbito deste estudo, concepção de professor é uma categoria que pode ser ... -
A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares
Silva, Tiago Cortinaz da (2019) [Thesis]A presente pesquisa e tese de doutorado investigou a construção da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Fundamental. Através da abordagem do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) analisa, ... -
Efeito do território periférico no trabalho escolar : análise de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Moreira, Simone Costa (2017) [Thesis]Esta tese investiga o efeito do território periférico sobre o trabalho escolar em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tendo como referencial metodológico a análise relacional (APPLE, 2006) e a etnografia ... -
O espírito, o corpo e o jogo : intelectuais orgânicos coletivos na ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre) e suas formulações e ações em torno das políticas curriculares da Secretaria Municipal de Educação
Mello, Marco Antonio Lirio de (2015) [Dissertation]Esta dissertação investiga as formulações e ações da ATEMPA (Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre), a partir dos intelectuais orgânicos coletivos que nela atuaram, em relação às políticas ... -
Pedagogia da esperança feminista : aprendendo com docentes da educação básica em tempos de modernização conservadora no brasil
Dalmaso-Junqueira, Bruna (2024) [Thesis]Esta tese investiga a criação de pedagogias feministas por docentes da educação básica brasileira em um contexto social de modernização conservadora. A partir de referenciais dos estudos educacionais críticos e dos estudos ... -
Política curricular da rede municipal de Porto Alegre : recontextualização no espaço da escola
Santos, Graziella Souza dos (2012) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo analisar as recontextualizações da política curricular adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) a partir de 2005, realizadas por três escolas da Rede Municipal ... -
Políticas educacionais na rede municipal de ensino de Porto Alegre : impactos sobre o trabalho docente na gestão 2017 -2020
Aguiar, Filipe Ribas de (2019) [Dissertation]Esta dissertação busca compreender como as políticas educacionais promovidas pela gestão 2017-2020 vêm influenciando o trabalho docente na rede municipal de ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Busca-se contemplar este objetivo ... -
Por dentro da escola de classe média : distinção social e contradição em uma turma de ensino médio
Golbspan, Ricardo Boklis (2020) [Thesis]Esta tese analisa a articulação entre a escolarização de jovens de classe média e os processos de distinção social em tempos de modernização conservadora. Ao “abrir a caixa fechada” da escola de classe média brasileira, a ... -
Possibilidades para um trabalho docente feminista : professoras mulheres da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, feminismos e a narrativa conservadora da “ideologia de gênero”
Dalmaso-Junqueira, Bruna (2018) [Dissertation]Esta dissertação analisa como professoras mulheres da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre relacionam seu trabalho docente com os feminismos a partir dadiscussão sobre a narrativa conservadora da ―ideologia de ... -
Práticas pedagógicas críticas em um projeto de formação continuada
Johann, Rubia Taís (2021) [Dissertation]Essa dissertação analisa práticas pedagógicas de professores e professoras que participaram do projeto de formação continuada Saberes em Diálogo da Rede Municipal de Educação de Canoas RS, buscando entender e analisar como ... -
Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
Lamb, Joice Maria (2023) [Dissertation]Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica ... -
Programa Mais Educação : uma análise de sua relação com o currículo formal em três escolas de Esteio - RS
Moreira, Simone Costa (2013) [Dissertation]Esta dissertação analisa as relações estabelecidas entre o Programa Mais Educação e o currículo formal escolar. O trabalho também analisa os pressupostos teóricos do Programa Mais Educação e as concepções no interior das ... -
Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Ramos, Rodrigo Barbosa (2014) [Dissertation]Esta dissertação apresenta reflexões acerca da implementação do projeto educomunicativo “Alunos em Rede – Mídias Escolares” a partir da perspectiva de uma análise relacional, como proposta por Michael Apple (2006). O projeto ... -
“O que fazer na segunda-feira?” processos de recontextualização de conhecimentos sociológicos por professores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul
Arnt, Gabriel Schenkmann (2019) [Dissertation]Esta dissertação busca compreender o processo de recontextualização dos conhecimentos sociológicos feito pelos professores de Sociologia da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. A Sociologia, por ter uma trajetória de ... -
Reconfiguração do Estado e suas implicações nas políticas educacionais : uma análise das políticas educativas do Rio Grande do Sul (2021-2023)
Cunha, Mateus Arguelho da (2023) [Dissertation]Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações das políticas educacionais do Rio Grande do Sul levadas a efeito no período de 2021 a 2023. Para tanto, utiliza como lente teórica os conceitos de gerencialismo e ...