Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 167-186 de 601
-
Desenvolvimento de um corretor automático de exercícios gerados por software matemático
(2016) [Dissertação]Podemos utilizar na disciplina de Matemática vários softwares que auxiliam a constr uir, desconstr ui r, visualizar conceitos, experimenta r e sim ular a partir da manipulação dessas fe rramentas, o que instiga à concepção ... -
Desenvolvimento educacional com o direcionamento na educação em ciências no uso da pesquisa na internet : avaliando novas perspectivas
(2016) [Dissertação]O objetivo principal deste trabalho foi a análise da possibilidade de qualificação do ensino, unindo a tecnologia através de ferramentas computacionais com as teorias e práticas educacionais. Analisaram-se as aulas em ... -
Desenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduação
(2015) [Tese]A ciência e tecnologia andam juntas. A ciência fornece o conhecimento para a geração de novas tecnologias que, porsua vez, disponibiliza novas ferramentas para a geração de novos conhecimentos. Uma educação científica deve ... -
O desinteresse pela física na região do Vale do Rio dos Sinos : suas causas e consequências na educação de jovens e adultos
(2016) [Dissertação]Lecionar Física para turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA – é um grande desafio, trabalhar com alunos de diferentes idades e de diferentes experiências de vida no mesmo ambiente, torna-se um obstáculo difícil de ... -
Desordem informacional e educação em Ciências : uma proposta de inoculação contra a desinformação
(2024) [Dissertação]Especialmente a partir do ano de 2016, tornou-se alvo de atenção e preocupação a nível global, o fenômeno da ampla disseminação de informações falsas. Tal fenômeno pode ser interpretado como parte da chamada Desordem ... -
O devir-criança e a possibilidade de OutraMundar (neste mundo) : o animismo infantil
(2024) [Tese]A presente tese foi orientada pelas seguintes questões: 1) Quais outros mundos são possíveis quando imantados pelo devir-criança? 2) Como contocartografar forças atuantes nos encontros formativos com as crianças? e teve ... -
A didática das ciências no Brasil : um olhar sobre uma década (2003-2012)
(2016) [Tese]Este trabalho tem por escopo aferir sobre a genealogia, a caracterização e as influências internas e externas da Didática das Ciências no Brasil através de sua pertença ao campo científico de Educação em Ciências e sua ... -
Dificuldades de aprendizagens : um olhar nos aspectos psicomotores
(2015) [Dissertação]Resumo não disponível -
Diretório Leopoldo de Meis : processo de idealização e de desenvolvimento do sistema
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa objetiva documentar o processo de idealização e de desenvolvimento do DLDM (versão 1.1.0) e analisar os indicadores gerados pelo sistema e suas interfaces com o Sistema de Avaliação dos PPGs realizado ... -
Discussões relacionadas a gênero nos planos de educação : o respeito à diversidade nas políticas públicas educacionais
(2017) [Dissertação]Resumo não disponível -
O dispositivo de necrodocência e os modos de ser professor na contemporaneidade
(2023) [Tese]A docência, imbricada em uma racionalidade neoliberal, é atravessada por diferentes elementos, os quais podem ser compreendidos como práticas as quais, de diferentes maneiras, vão fabricando “modos de ser” professor e ... -
O dispositivo do Transtorno do Déficit de Natureza : um estudo sobre a importância do contato com a “natureza” para a saúde dos sujeitos
(2022) [Tese]O Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) é um termo/objeto cunhado, em 2005, nos EUA, pelo jornalista Richard Louv, no livro best-seller “Last Child in the Woods” (LCW). O TDN designa problemas de saúde física, mental e ... -
O dispositivo moralitúrgico em uma escola pública brasileira
(2021) [Tese]Esta tese analisou como o currículo de uma escola é efeito resultante da disputa entre diferentes forças discursivas pela legitimidade do que deva ser entendido como verdade. A pes-quisa analisou os elementos (sujeitos, ... -
O dispositivo político educacional das avaliações em larga escala no Brasil e educação em ciências/química : uma análise de produções sobre o Enem nas mídias e em documentos oficiais
(2020) [Tese]A pesquisa realizada para esta Tese de Doutorado analisa os discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias, procurando perceber como esses operam e legitimam o Enem como dispositivo político educacional. Como ... -
Diversidade sexual e de gênero na formação docente : a heteronormatividade diante das neurociências
(2019) [Tese]A complexidade do conhecimento associada à realidade sobre a diversidade sexual e de gênero constituem um dos sustentáculos para uma educação acolhedora, que promova a interconexão de saberes e a aplicabilidade da íntegra ... -
Divulgação de prêmios científicos na grande mídia : análise e intervenção estratégica
(2019) [Dissertação]Apesar de ainda contar com pouca visibilidade, a ciência brasileira tem ganhado destaque na mídia nacional. Pode-se dizer que a divulgação de prêmios científicos tem contribuído para esse processo e se transformou em uma ... -
A doação de órgãos e tecidos como problematização do corpo nas artes e nas ciências
(2010) [Dissertação]Assentada numa abordagem pós-estruturalista de Estudos Culturais, de inspiração foucaultiana, esta dissertação buscou tensionar a intersecção entre o campo das ciências e o das artes. Para tanto, tomou os discursos ... -
Do caderno para o mundo : a visibilidade do conhecimento científico escolar na potência das narrativas transmídia
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar sobre a potência dos espaços estabelecidos pela educação às construções dos educandos sob um viés pedagógico de uso das mídias e dispositivos tecnológicos como ... -
Docência colaborativa na formação inicial : experiências do PIBID/Química
(2018) [Tese]Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada em um Subprojeto do PIBID/Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, baseada no acompanhamento e avaliação do grupo de pibidianos, ao ... -
A docência compartilhada no ensino de Ciências do 9º ano do ensino fundamental : as especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar
(2022) [Dissertação]O ensino das Ciências da Natureza tem sido objeto de investigação sob diferentes enfoques, frequentemente na busca por caminhos para qualificá-lo e torná-lo mais significativo aos estudantes. Entendemos que a interdisciplinaridade ...