O dispositivo moralitúrgico em uma escola pública brasileira
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese analisou como o currículo de uma escola é efeito resultante da disputa entre diferentes forças discursivas pela legitimidade do que deva ser entendido como verdade. A pes-quisa analisou os elementos (sujeitos, objetos, palavras, falas, ações etc.) que se articulam em uma rede que captura os sentidos (visuais, auditivos, táteis) dos escolares, ensinando-lhes quais valores devem ser atribuídos às coisas do mundo. O estudo, de cunho etnográfico, foi realizado de março a setembro de 2017, ...
Esta tese analisou como o currículo de uma escola é efeito resultante da disputa entre diferentes forças discursivas pela legitimidade do que deva ser entendido como verdade. A pes-quisa analisou os elementos (sujeitos, objetos, palavras, falas, ações etc.) que se articulam em uma rede que captura os sentidos (visuais, auditivos, táteis) dos escolares, ensinando-lhes quais valores devem ser atribuídos às coisas do mundo. O estudo, de cunho etnográfico, foi realizado de março a setembro de 2017, período em que a escola foi visitada com regula-ridade semanal para observações da rotina escolar, registros fotográficos e em caderno de campo, e entrevistas realizadas com professoras e alunos. A população onde se insere a escola é uma mistura de açorianos, alemães e italianos que moram em uma pequena localidade rural no Rio Grande do Sul, organizada por valores morais cristãos. A reincidência de ele-mentos mostra a saliência da discursividade religiosa como a que organiza, mais robustamente, o modo de vida daquela comunidade escolar. Cabe ressaltar, no entanto, que tal escola, sendo uma instituição pública, deveria atender ao princípio constitucional da laicidade. Para pensar no entrelaçamento dos elementos, utilizou-se como ferramenta o conceito de “dispositivo” de Michel Foucault e embasamento teórico de outros filósofos pós-estruturalistas. A rede de elementos concatenados que subjetivam os escolares de maneira moralmente cristianizada, ritualística e disciplinadora foi nomeada “moralitúrgica”. Essa rede é composta por minuciosas, exegéticas e heterogêneas técnicas pedagógico-litúrgicas que, com valores morais cristãos, fabrica e dá visibilidade a um determinado modo de existência escolar cristã. A palavra liturgia foi usada nesse novo termo cunhado – “dispositivo moralitúrgico” – para designar um conjunto de gestos, palavras, ações e atitudes rotineiras que periodicamente se repetem, sucedem-se, intercambiam-se, organizam e dão determinada ordem à vida escolar. A rede traçada pelo dispositivo moralitúrgico é composta por elementos dispostos em profusão (como crucifixos e quadros de parede com imagens de Jesus Cristo, orações, sinal da cruz, presença do padre, filmes religiosos, parceria da escola com a igreja em atividades diversas, frases cristãs escritas nas paredes ou em cartazes, proximidade à igreja e ao cemitério, cantorias, palavras, sons e documentos), que se aproximam e dialogam harmonicamente entre si formando uma saliência discursiva evidenciada pelo dispositivo. A verdade legitimada na escola é aquela que passa sob o crivo da moral cristã, para que, assim, o corpo escolar exercite a construção de um modo de julgar, classificar, nomear, hierarquizar as informações do mundo balizadas por valores religiosos, uma vez que o movimento moral e litúrgico da pedagogia desse dispositivo convoca os indivíduos a, em atitude ascética, examinarem-se e corrigirem-se como construção ética/estética de si. Destaco estranhamento e resistência em relação ao modo confessional de ensino em escolas públicas, uma vez que este possibilita que apenas uma discursividade ensine a crianças e adolescentes valores religiosos hegemônicos, o que prejudica ou impede que visões ateístas, agnósticas ou de religiões mais incipientes possam se manifestar. Habitar um território discursivo hermeticamente fechado configura uma familiaridade que pode obstruir a abertura para as diferenças, isto é, para a construção de outros modos ético/estéticos de existência. Tal discussão é relevante especialmente no Brasil atual em que a agressividade e a violência mostram forte vigor contra as diferentes formas de pensar e agir que divergem da discursi-vidade conservadora de direita e extrema-direita. ...
Abstract
This thesis analyzed how the curriculum of a school is an effect resulting from the dispute between different discursive forces for the legitimacy of what should be understood as truth. The research analyzed the elements (subjects, objects, words, speeches, actions, etc.) that are articulated in a network that captures the senses (visual, auditory, tactile) of the students, teaching them which values should be attributed to things of the world. The ethnographic study was carried out from March ...
This thesis analyzed how the curriculum of a school is an effect resulting from the dispute between different discursive forces for the legitimacy of what should be understood as truth. The research analyzed the elements (subjects, objects, words, speeches, actions, etc.) that are articulated in a network that captures the senses (visual, auditory, tactile) of the students, teaching them which values should be attributed to things of the world. The ethnographic study was carried out from March to September 2017, a period in which the school was visited on a weekly basis for observations of the school routine, photographic records and in field notebooks, and interviews with teachers and students. The population where the school is inserted is a mixture of Azoreans, Germans and Italians who live in a small rural location in Rio Grande do Sul, organized by Christian moral values. The recurrence of elements shows the salience of religious discourse as the one that most robustly organizes the way of life of that school community. It should be noted, however, that such a school, being a public institution, should comply with the constitutional principle of secularism. In order to think about the interweaving of the elements, Michel Foucault's concept of “device” and the theoretical basis of other post-structuralist philosophers were used as a tool. The network of concatenated elements that subject schoolchildren in a morally Christianized, ritualistic and disciplinary way was named “moraliturgical”. This network is composed of meticulous, exegetical and heterogeneous pedagogical-liturgical techniques that, with Christian moral values, fabricates and gives visibility to a certain mode of Christian school existence. The word liturgy was used in this new coined term - “moraliturgic device” - to designate a set of routine gestures, words, actions and attitudes that are periodically repeated, successive, interchanged, organized and give a certain order to life school. The network drawn by the moraliturgical device is composed of elements arranged in profusion (such as crucifixes and wall pictures with images of Jesus Christ, prayers, sign of the cross, presence of the priest, religious films, partnership between the school and the church in different activities, phrases Christians written on the walls or on posters, close to the church and the cemetery, singing, words, sounds and documents), which approach and dialogue harmoniously with each other forming a discursive projection evidenced by the device. The truth legitimized at school is one that passes under the sieve of Christian morality, so that, in this way, the school body exercises the construction of a way of judging, classifying, naming, hierarchizing the information of the world guided by religious values, a Since the moral and liturgical movement of the pedagogy of this device calls on individuals, in an ascetic attitude, to examine themselves and correct themselves as an ethical/aesthetic construction of themselves. Resistance in relation to the confessional way of teaching in public schools stands out, since it allows only one discourse to teach children and adolescents hegemonic religious values, which undermines or prevents atheistic, agnostic or more incipient views can manifest themselves. Inhabiting a hermetically closed discursive territory configures a familiarity that can obstruct the opening to differences, that is, to the construction of other ethical/ aesthetic modes of existence. Such a discussion is relevant especially in today's Brazil, where aggressiveness and violence show strong vigor against the different ways of thinking and acting that diverge from conservative right and extreme right discourse. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)
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