Docência colaborativa na formação inicial : experiências do PIBID/Química
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada em um Subprojeto do PIBID/Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, baseada no acompanhamento e avaliação do grupo de pibidianos, ao longo dos quatro anos em que a investigação foi realizada, tendo como problema de pesquisa: Como a docência colaborativa contribui para a formação docente inicial dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID, Subprojeto Química, de uma instituição comunitária do Rio Grande do S ...
Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada em um Subprojeto do PIBID/Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, baseada no acompanhamento e avaliação do grupo de pibidianos, ao longo dos quatro anos em que a investigação foi realizada, tendo como problema de pesquisa: Como a docência colaborativa contribui para a formação docente inicial dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID, Subprojeto Química, de uma instituição comunitária do Rio Grande do Sul? O objetivo geral consistiu em investigar a formação inicial do licenciando em Química, considerando os contextos educacionais e as influências do PIBID, a fim de apontar aspectos que contribuíssem para a formação docente por meio da docência colaborativa. Os dados foram coletados por intermédio de questionários realizados com os bolsistas de iniciação à docência e supervisores, entrevistas semiestruturas com os supervisores e coordenadores de área, além do acompanhamento das reuniões do Subprojeto, participação dos seminários internos e institucionais. Os materiais de pesquisa formaram-se pelos registros do diário de bordo e a análise dos documentos, como portarias, editais e Projeto Institucional do PIBID, bem como a análise dos relatórios do Subprojeto PIBID/Química. Trata-se de um estudo de caso etnográfico e, para a análise dos questionários e entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo; para os documentos, a documental. Os resultados permitem sustentar a tese de que o PIBID é um lócus de docência colaborativa, impactando positivamente tanto na formação docente inicial quanto na permanente, além da melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica, este último item uma das metas do Programa. Também evidencia, no caso da Instituição em que a pesquisa foi realizada, a revitalização do Curso de Licenciatura em Química e a aproximação entre a Universidade e a Escola. Apesar de algumas fragilidades encontradas, coloca-se o PIBID como uma política pública eficiente para o fortalecimento das Licenciaturas e da qualificação da formação docente inicial e da continuada. ...
Abstract
This thesis presents the results of a research carried out in a PIBID/Chemistry Sub-project of a Higher Education Institution from Rio Grande do Sul State, based on the monitoring and evaluation of participants throughout the four-year-period research. The question was "How does collaborative teaching contribute for initial teaching training of PIBID/Chemistry Sub-project participants of a community institution from Rio Grande do Sul State?" The general objective was to investigate the initial ...
This thesis presents the results of a research carried out in a PIBID/Chemistry Sub-project of a Higher Education Institution from Rio Grande do Sul State, based on the monitoring and evaluation of participants throughout the four-year-period research. The question was "How does collaborative teaching contribute for initial teaching training of PIBID/Chemistry Sub-project participants of a community institution from Rio Grande do Sul State?" The general objective was to investigate the initial training of Chemistry undergraduate students, taking into consideration educational contexts and influence of PIBID in order to find out aspects that contribute for teacher formation through collaborative teaching. Data were collected through questionnaires carried out with participants and supervisors; semi-structure interviews with supervisors and area coordinators; participation on Sub-project meetings; and internal and institutional seminars. Research materials were based on records of diaries and analysis of documents such as ordinance, edicts, PIBID Institutional Project, as well as the analysis of PIBID / Chemistry Sub-project reports. It is an ethnographic case study so content analysis was used for the analysis of questionnaires and interviews and the documentary analysis for documents. Results support the thesis that PIBID is a collaborative teaching locus that positively impacts both initial and continuing teacher education as well as improving Basic Education teaching quality, which is one of the goals of the Program. In the case of the Institution where the research was carried out, the revitalization of Chemistry Graduation Program and the approximation of University and School are evident. PIBID is an efficient public policy for the strengthening of undergraduate programs and initial and continuing teacher‟s training qualification, despite some weak points. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License