• Geometria dinâmica 3D : uma experiência com geogebrabook no ensino da geometria espacial 

      Louzada, Alana Gomes Tomaz (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa apresenta uma proposta didática que explora conceitos de Geometria Espacial. A proposta tem por objetivos analisar as possíveis contribuições que o GeoGebraBook elaborado pode trazer à visualização e à ...
    • Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio 

      Monteiro, Pedro Henrique da Silva (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional ...
    • Google trends e google correlate : aspectos emergentes da educação matemática crítica 

      Rosa, Cláudia da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende investigar os possíveis aspectos da Educação Matemática Crítica que surgem nos processos de ensino e aprendizagem da matemática envolvendo o uso de Big Data. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais ...
    • Google Trends e Google Correlate : potencialidades para o ensino de matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamental 

      Santos, Rafael Rodrigues dos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende investigar as potencialidades do uso de Big Data nos processos de ensino e aprendizagem da matemática, envolvendo conceitos relacionados a funções lineares e quadráticas. Como aporte tecnológico serão ...
    • GrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significados 

      Kofender, Mateus (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo atual de ensino de inequações, domínio, imagem e translações no gráfico de funções e analisar como uma proposta de uma sequência das atividades que explore o software ...
    • GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins 

      Gauto, Natássia Knecht (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo refletir como o conteúdo de funções afins é ensinado atualmente e investigar como uma proposta de ensino sobre este conteúdo, com o auxílio do software matemático GrafEq, pode contribuir para ...
    • Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq 

      Serpa, Paula Beatriz da Silva (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os ...
    • História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores 

      Rocha, André Luiz Guedes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ...
    • A história da matemática no ensino da matemática 

      Mesquita, Daniel da Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho expõe os resultados de um estudo acerca de como a história da matemática, em sua dimensão pedagógica, pode auxiliar os alunos e até mesmo os professores a compreenderem melhor a matemática. Toma-se como ...
    • História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros 

      Godoi, Lucas Moraes (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve por objetivo as potencialidades de uma proposta de ensino utilizando o Ábaco dos Números Inteiros, sob a perspectiva da História da Matemática. Para isso, estudou-se as potencialidades da História na ...
    • Hqs e matemática 

      Moraes, Priscila (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Através deste trabalho, mostro a possibilidade de aliar histórias em quadrinhos (HQs) à aprendizagem de matemática, uma vez que este gênero literário, além de divertir, pode servir de base para que os estudantes desenvolvam ...
    • Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos 

      Gagg, Giuliana (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar o processo de aprendizagem de alguns princípios combinatórios. De acordo com as definições de Tall e Vinner (1981) de definição e imagem do conceito, este trabalho tem ...
    • As imagens conceituais e a geometria dinâmica 

      Bernd, Arthur Barcellos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Discutir concepções sobre o ensino-aprendizagem da geometria e operacionalizar uma prática pedagógica, fruto de tais concepções, são os objetivos do presente Trabalho de Conclusão de Curso. É proposta a associação entre a ...
    • Imagens do conceito de limite : uma visão dos alunos do terceiro ano do ensino médio 

      Schuster, Kristine Sheila (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende responder a seguinte pergunta de pesquisa “Quais as imagens do conceito de limite alunos do terceiro ano do Ensino Médio mobilizam ao trabalhar com a resolução de um problema?”. Nossa prática foi ...
    • A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso 

      Cacuri, Fabiana Cristina Staub (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola ...
    • A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos 

      Fontanella, Gustavo Goetz (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do ...
    • A Importância do saber matemático na vida das pessoas 

      Costa, Bruno Feldman da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste de uma reflexão acerca do desinteresse matemático das pessoas, em geral, e das principais causas que contribuem para esta situação. Também abordo algumas situações nas quais ...
    • Imputação múltipla utilizando o software SPSS 

      Rodrigues, Natalia Vais (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Introdução: Muitos dos métodos estatísticos existentes, como por exemplo modelos de regressão, exigem informações completas para que os resultados sejam produzidos. Porém, sabemos que na prática muitas vezes este pressuposto ...
    • A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática 

      Cordoni, Sara Oppermann (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas ...