Now showing items 1-20 of 259

    • Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental 

      Bortoletti, Anderson de Abreu (2008) [Work completion of graduation]
      Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da ...
    • Álgebra elementar : do verbal ao simbólico 

      Ferreira, Andressa dos Santos (2013) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a ...
    • Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem 

      Poleto, Camilla da Silva (2010) [Work completion of graduation]
      A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora ...
    • Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas 

      Mósca, Salvador Calainho (2010) [Work completion of graduation]
      O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, ...
    • Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio 

      Menezes, Guilherme de Lima de (2017) [Work completion of graduation]
      Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia ...
    • Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas 

      Lima, Fernanda de Abreu (2013) [Work completion of graduation]
      Ao considerarmos a importância do raciocínio combinatório para a evolução do pensamento formal do aluno, buscamos uma teoria que permitisse ao aluno maiores possibilidades de desenvolver este raciocínio. Deste modo nos ...
    • Análise de ambientes de aprendizagem no ensino de geometria espacial 

      Becker, Mateus Henrique Oba (2009) [Work completion of graduation]
      Este trabalho apresentará uma classificação baseada no texto Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, para as diferentes questões de Matemática. A partir do relato de 7 encontros realizados durante minha experiência ...
    • A análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativas 

      Aguirres, Priscila Rodrigues (2018) [Work completion of graduation]
      Este trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais ...
    • Análise de erros comuns em álgebra 

      Baltazar, Bruno Behrens (2012) [Work completion of graduation]
      Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que ...
    • Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos 

      Azevedo, Danielle Santos (2009) [Work completion of graduation]
      Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era ...
    • Uma análise dos princípios combinatórios com alunos do ensino médio 

      Pereira, Rafael da Costa (2011) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho é um estudo dos princípios Aditivo, Multiplicativo, Inclusão e Exclusão e Gavetas de Dirichlet, com duas turmas de estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, que foram confrontados com ...
    • Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática 

      Nunes, Fernando de Freitas (2013) [Work completion of graduation]
      Este trabalho parte de uma crítica ao modelo escolar tradicional, para investigar de que forma a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscamos fundamentos nas teorias da Educação ...
    • Aprendendo e ensinando em ambiente de modelagem matemática 

      Lima, Márcio Albano (2011) [Work completion of graduation]
      O que me vem à mente quando penso em Matemática? No decorrer de minha formação acadêmica meu interesse se dividiu em duas grandes áreas: Matemática Aplicada e a Educação Matemática. Na intersecção desses dois grandes blocos ...
    • Aprendendo matemática com jogos 

      Machado, José Eduardo Lopes (2010) [Work completion of graduation]
      Resumo não disponível
    • Aprendizagem através da constução de jogos 

      Silva, Daiana Ferreira Félix Becker da (2012) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho visa examinar a relevância da construção de jogos matemáticos em sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Tal exame, orientado por referenciais teóricos sobre o assunto, tem ...
    • Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Work completion of graduation]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • A aprendizagem de matemática via projetos no Slogo : o aluno como protagonista na construção do conhecimento 

      Souza, Bruna Santos de (2012) [Work completion of graduation]
      Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem com o software SuperLogo 3.0, inspirada na ideia do Construtivismo e tratando o erro dos alunos como parte do processo de aprendizagem. A prática foi realizada com alunos ...
    • Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan 

      Silveira, Juliana Müller (2017) [Work completion of graduation]
      Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com ...
    • Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental 

      Goetz, Barbara Cezar (2014) [Work completion of graduation]
      O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem ...
    • Aproximando Ciência Política e Estatística na era do Big Data 

      Schindler, Eduardo (2016) [Work completion of graduation]
      Este trabalho propõe avançar o diálogo e a troca de conhecimento entre a Estatística e as Ciências Sociais apresentando, de forma introdutória, técnicas de coleta, análise e apresentação de dados utilizando ferramentas ...