• Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos 

      Gagg, Giuliana (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar o processo de aprendizagem de alguns princípios combinatórios. De acordo com as definições de Tall e Vinner (1981) de definição e imagem do conceito, este trabalho tem ...
    • As imagens conceituais e a geometria dinâmica 

      Bernd, Arthur Barcellos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Discutir concepções sobre o ensino-aprendizagem da geometria e operacionalizar uma prática pedagógica, fruto de tais concepções, são os objetivos do presente Trabalho de Conclusão de Curso. É proposta a associação entre a ...
    • Imagens do conceito de limite : uma visão dos alunos do terceiro ano do ensino médio 

      Schuster, Kristine Sheila (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende responder a seguinte pergunta de pesquisa “Quais as imagens do conceito de limite alunos do terceiro ano do Ensino Médio mobilizam ao trabalhar com a resolução de um problema?”. Nossa prática foi ...
    • A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso 

      Cacuri, Fabiana Cristina Staub (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola ...
    • A importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunos 

      Fontanella, Gustavo Goetz (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do ...
    • A Importância do saber matemático na vida das pessoas 

      Costa, Bruno Feldman da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste de uma reflexão acerca do desinteresse matemático das pessoas, em geral, e das principais causas que contribuem para esta situação. Também abordo algumas situações nas quais ...
    • Imputação múltipla utilizando o software SPSS 

      Rodrigues, Natalia Vais (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Introdução: Muitos dos métodos estatísticos existentes, como por exemplo modelos de regressão, exigem informações completas para que os resultados sejam produzidos. Porém, sabemos que na prática muitas vezes este pressuposto ...
    • A influência do PIBID na construção da autonomia na formação docente do licenciando em matemática 

      Cordoni, Sara Oppermann (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como foco analisar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência exerce alguma influência na construção da autonomia na formação docente do Licenciando em Matemática. Por meio de entrevistas ...
    • Influências das experiências dos alunos na resolução de situações-problema : uma análise em turmas de EJA 

      Borghetti, Júlio Cézar (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou ...
    • Interpretação de problemas : a importância da alfabetização matemática 

      Klunck, Andréia Maria Bibiana Ramão (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta o resultado de um projeto de investigação das habilidades necessárias para a resolução de problemas matemáticos e das vantagens advindas do conhecimento da linguagem matemática, tendo em vista a ...
    • Uma introdução ao estudo de anéis e corpos 

      Selbach, Cássio Volpato (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho destina-se a ser um resumo mínimo dos conceitos de anel e corpo – com os exemplos habituais (inteiros, racionais, reais, polinômios e matrizes) – e uma aplicação de uma atividade para estudantes do ensino ...
    • Introdução aos grupos de simetria no ensino básico em uma abordagem Inquiry-Based Learning 

      Moretto, Jeremy Ortiz (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo nasceu do interesse do autor pela área de álgebra, em especial, pela teoria de grupos. A motivação central por trás deste estudo é a convicção de que os conceitos de simetria podem ser uma introdução cativante ...
    • Uma introdução à teoria dos grafos no ensino médio 

      Deggeroni, Rogério (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo avaliar a possibilidade da introdução da Teoria dos Grafos no Ensino Médio. Procuramos, assim, fundamentar um embasamento teórico que possibilitasse a compreensão de um aluno desse nível de ...
    • A intuição e a imaginação na aprendizagem do infinito 

      Silveira Filho, Jairo Luiz (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho analisamos as dificuldades envolvidas na aprendizagem do infinito relacionando-as com a evolução desse conceito ao longo da história. Para isso, propomos uma experiência didática inspirada na pesquisa de ...
    • Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais 

      Vargas, Neemias Rodrigues de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi produzido a partir de questões que surgem sobre a relação entre o aprender e o ensinar matemática, em diálogo com o estudo da História da Educação Matemática. Uma dessas questões surgiu em uma conversa ...
    • Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória 

      Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através ...
    • Investigando as propostas de avaliação de professores de matemática durante a pandemia de Covid-19 

      Cassenott, Gustavo Gelson (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Em 2020, a pandemia de Covid-19 forçou a implementação do modelo de Ensino Remoto Emergencial para a educação no Brasil, em particular, para o ensino de matemática. Com isso, as escolas deixaram de ser frequentadas, e a ...
    • Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso 

      Arnort, Juliana da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivos centrais investigar o ensino de matemática nos Anos Iniciais, mais especificamente a apresentação do Sistema de Numeração Decimal e estudo das Operações Aritméticas (adição e subtração) em ...
    • Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função 

      Lima, Lucas Vieira (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria ...