Navegação TCC Matemática por Título
Resultados 253-272 de 373
-
Um paralelo entre as ideias de Felix Klein e os efeitos da OBMEP
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa propõe identificar e analisar as potencialidades do trabalho com questões da OBMEP, e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, examinando concomitantemente no ensino a exequibilidade da temática ... -
O pensamento computacional no ensino básico : potencialidades de desenvolvimento com o uso do scratch
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades de desenvolvimento das habilidades fundamentais relacionadas ao pensamento computacional — decomposição, generalização, abstração, algoritmos e avaliação ... -
Pensando no infinito para entender cálculo : uma visão de professores sobre a introdução ao cálculo no Ensino Médio
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta a identificação e a analise de alguns fatores que geram dificuldades de aprendizagem dos conceitos de função, continuidade e infinito, presentes nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. ... -
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios ... -
A percepção dos estudantes e egressos da licenciatura em matemática da UFRGS sobre o ensino de estatística na universidade e na educação básica
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa surge com o objetivo principal de conhecer a autopercepção que os estudantes de Licenciatura em Matemática têm sobre estarem preparados para ensinar Estatística conforme as normas da BNCC. Outro aspecto ... -
Percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática sobre seus estágios de docência no contexto do Ensino Remoto Emergencial
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática da UFRGS sobre suas experiências nos estágios de docência realizados em 2020 no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) ... -
Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 fechou escolas e forçou professores e estudantes a darem continuidade aos processos de ensino e aprendizagem de forma remota em contexto de isolamento social. Diante deste ... -
As percepções dos alunos do quinto ano do ensino fundamental acerca da aprendizagem de matemática quando estão construindo no Scratch
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por finalidade investigar as programações construídas pelos alunos com o software Scratch, buscando associações com a matemática. A pergunta diretriz que orienta o trabalho é: “Quais as percepções ... -
Percepções matemáticas com o Jogo Hyperbolica
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga como estudantes de educação matemática percebem a geometria hiperbólica por meio de atividades-matemáticas-com-o-jogo-eletrônico-Hyperbolica. Para isso, produzimos dados por meio de um curso de ... -
Periferia em protagonismo : experiências docentes em tempos de pandemia
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pelos professores de matemática que atuaram no bairro Restinga em contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Especificamente, pretende-se ... -
Perspectivas de professores de matemática na educação de jovens e adultos
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo acerca das condições de trabalho de professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, bem como suas percepções sobre suas atividades ... -
Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho busca-se desenvolver processos de contextualização de alguns conteúdos de geometria trabalhados no ensino básico, fazendo uso da História da Geometria como conhecimento mediador e inspirador. Foram realizadas ... -
PIC-OBMEP virtual e formação de professores no contexto EAD
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta uma análise e reflexão sobre possíveis contribuições do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), na modalidade virtual, para a formação docente dos professores participantes do programa. ... -
Pintando o cubo : Matemática com artes
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação ... -
Pitágoras africano : debates, resistência e possibilidades de ensino
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é investigar como professoras/professories/professores6 de matemática concebem a prática de ensino do Teorema de Pitágoras sob uma perspectiva étnico-racial. Para isso, foram conduzidas entrevistas ... -
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, ... -
Poliminós no ensino da matemática : uma experiência baseada na investigação
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e pesquisa com a utilização dos Poliminós, que se constitui de um quebra-cabeças geométrico, sendo um material pedagógico que possibilitou explorar alguns conteúdos da Matemática, ... -
Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os ... -
O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, ... -
Possibilidades para a educação a distância em matemática
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a Educação Matemática na modalidade a distância. É a partir de uma pesquisa bibliográfica visando entender a face da EAD no Brasil e de uma experiência prática com alunos ...