Navegação TCC Ciências Biológicas por Assunto "Biologia"
Resultados 1-20 de 22
-
Análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio : estaria a teoria da evolução sendo um fio condutor?
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]É crescente o número de evidências que apóiam a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Ela é referenciada como a teoria unificadora das ciências biológicas, e mesmo assim ainda é difícil a sua compreensão por parte dos ... -
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível ... -
Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos : o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso?
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores. Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento. Neste trabalho ... -
Aulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos(as) alunos(as)?
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). ... -
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que ... -
Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos ... -
Como a Biologia pode ser ensinada sem a eterna decoreba?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O campo das Ciências Biológicas possui uma série de vocábulos que, muitas vezes, não são apropriados pelos alunos. Esses precisam literalmente decorar centenas de nomes que, provavelmente, esquecerão ao longo do tempo. ... -
Do macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicos
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]No processo de ensino e aprendizagem muitos desafios são enfrentados por professores e alunos. Formular relações que sejam claras e relacionadas ao cotidiano do aluno facilita para ambos a passagem por esse processo. Para ... -
O ensino das temáticas ambientais nas escolas
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se a examinar a forma como os temas Aquecimento Global e Mudanças Climáticas são trabalhados no ensino médio de algumas escolas de Porto Alegre, relacionando-os ... -
A história da ciência nos livros didáticos de Biologia
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Não deveria ser difícil saber do que trata a História da Ciência, visto que aparentemente o nome se explica, mas pensando nas aplicações e implicações desse conhecimento, percebemos que não estamos lidando com algo simples. ... -
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de ... -
História em quadrinhos no ambiente escolar como desafio na construção do conhecimento : uma proposta para a utilização das tecnologias de informação e comunicação
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos jovens e a escola deve se apropriar destas para poder fazer propostas que se aproximem do dia a dia de seus alunos. Essa investigação partiu ... -
A necessidade do lúdico no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é composto por duas habilitações, Bacharelado e Licenciatura. Compartilham 38 disciplinas obrigatórias formando turmas mistas e sem distinção de ... -
Panorama dos trabalhos selecionados para apresentação no Salão UFRGS Jovem
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O Salão UFRGS Jovem é um evento científico-tecnológico-cultural que promove a exposição, no ambiente educacional universitário, das pesquisas desenvolvidas em instituições de Educação Básica. O objetivo do presente estudo ... -
A presença de vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos na permanência de estudantes na UFRGS
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A construção de vínculos afetivos é indissociável á condição social dos seres humanos, deste modo, às relações estabelecidas com outros seres humanos são de extrema importância ao longo da vida. No entanto, ao longo da ... -
Processos de ensino e aprendizagem : interações professor-aluno em salas de aula do ensino médio
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]As interações sociais são, a partir das ideias de Vygotsky, consideradas essenciais para o desenvolvimento do ser humano e, com isso, se propõe a sua importância no processo de aprendizagem. Na área da Educação, muitos ... -
Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Propostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto ... -
O repertório de ação coletiva do CPERS-sindicato sob a visão de professoras de uma escola estadual de Porto Alegre
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Em um contexto de sérias ameaças aos interesses da categoria docente, a literatura a respeito do seu sindicalismo indica uma fragilização das relações entre sindicato e trabalhadoras. Entendendo que as percepções das ... -
“Sentido!” : construção de masculinidades em estudantes de escolas militares
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Ao falar de gênero falamos, também, das mais variadas construções de sujeito quese experiencia ao longo de uma vida. Essas experiências,emdeterminadoscenários,atravessam diversas dimensões, entre elas a da sexualidade. Em ... -
Textos de divulgação científica da pesquisa brasileira no ensino de Biologia : ferramenta didática e de popularização da ciência
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Textos de divulgação científica (TDC) têm sido utilizados no Ensino de Ciências Biológicas como recurso didático complementar, contextualizando o conteúdo curricular e relacionando-o ao cotidiano dos estudantes. Entretanto, ...