História em quadrinhos no ambiente escolar como desafio na construção do conhecimento : uma proposta para a utilização das tecnologias de informação e comunicação
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos jovens e a escola deve se apropriar destas para poder fazer propostas que se aproximem do dia a dia de seus alunos. Essa investigação partiu da experiência docente da pesquisadora em escolas públicas na cidade de Porto Alegre. As escolas possuíam recursos e materiais para utilizar as TICs, porém os professores não tinham conhecimento para proporem desafios para seu uso ou, por qualquer outro motivo, não as utilizavam ...
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos jovens e a escola deve se apropriar destas para poder fazer propostas que se aproximem do dia a dia de seus alunos. Essa investigação partiu da experiência docente da pesquisadora em escolas públicas na cidade de Porto Alegre. As escolas possuíam recursos e materiais para utilizar as TICs, porém os professores não tinham conhecimento para proporem desafios para seu uso ou, por qualquer outro motivo, não as utilizavam. Essa pesquisa foi um estudo de caso de uma turma de alunos do ensino médio de uma escola pública a partir de uma proposta de construção de história em quadrinhos para divulgação científica. Através do acompanhamento e observação do trabalho dos alunos em uma disciplina eletiva e da aplicação de questionários, pode-se demonstrar que é possível fazer uma atividade em que os alunos participem ativamente do seu processo de construção do conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License