O ensino das temáticas ambientais nas escolas
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se a examinar a forma como os temas Aquecimento Global e Mudanças Climáticas são trabalhados no ensino médio de algumas escolas de Porto Alegre, relacionando-os às visões homem/natureza que vem sendo construídas ao longo da história da humanidade. A amostra é composta por entrevistas realizadas com professoras do ensino médio de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Através da entrevista, foram identificadas as metodolog ...
O presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se a examinar a forma como os temas Aquecimento Global e Mudanças Climáticas são trabalhados no ensino médio de algumas escolas de Porto Alegre, relacionando-os às visões homem/natureza que vem sendo construídas ao longo da história da humanidade. A amostra é composta por entrevistas realizadas com professoras do ensino médio de duas escolas, sendo uma pública e outra privada. Através da entrevista, foram identificadas as metodologias de ensino dos professores, e os materiais por eles utilizados. A seguir, esse material foi analisado, destacando sua validade dentro da sala de aula como fonte de conhecimento para a construção de uma visão correta e não distorcida sobre o ambiente e sobre a relação do homem com a natureza. O trabalho foi realizado através de uma abordagem teórico-metodológica de pesquisa qualitativa baseada em Silverman (2009) e Duarte (2004). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License