Bases neurobiológicas da aprendizagem: conteúdos presentes ou ausentes nos cursos de licenciatura da UFRGS?
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalme ...
O processo de aprendizagem pode ser explicado pelas neurociências e é importante que professores conheçam os aspectos básicos sobre sua neurobiologia. Considerando a relevância de incluir na formação básica dos cursos formadores de professores esta temática, nosso objetivo foi investigar e analisar os currículos dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quanto à presença ou ausência de disciplinas que trabalhem as bases neurobiológicas da aprendizagem. Adicionalmente, identificar a opinião de alunos de diversos cursos em relação ao tema. Por fim, o levantamento na base de dados Web of Science revelou o recente aumento de publicações nesta área sugerindo uma correlação com a sutil presença de disciplinas que trabalham as relações entre neurociências e aprendizagem. ...
Abstract
The learning process may be explained by neuroscience and it is important that teachers understand the basic aspects of neurobiology. Considering the relevance of including this issue in the background of teacher-training courses, our goal was to evaluate the programs concerning the presence or absence of courses that comprise the neurobiological bases of learning and, additionally, to notice the undergraduate students’ opinion regarding this theme. Lastly, the survey on Web of Science identifi ...
The learning process may be explained by neuroscience and it is important that teachers understand the basic aspects of neurobiology. Considering the relevance of including this issue in the background of teacher-training courses, our goal was to evaluate the programs concerning the presence or absence of courses that comprise the neurobiological bases of learning and, additionally, to notice the undergraduate students’ opinion regarding this theme. Lastly, the survey on Web of Science identified a publication growth on this topic, suggesting a correlation with the subtle presence of courses dealing with the relations between learning and neuroscience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1356)
Este item está licenciado na Creative Commons License