Aulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos(as) alunos(as)?
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). Muitas vezes, a falta de motivação e interesse pelas aulas, apresentada por parte dos(as) estudantes, pode estar relacionada à complexidade dos conteúdos. Mas ela também pode estar diretamente associada à prática pedagógica adotada pelo(a) educador(a). Portanto, acredita-se ser ...
Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). Muitas vezes, a falta de motivação e interesse pelas aulas, apresentada por parte dos(as) estudantes, pode estar relacionada à complexidade dos conteúdos. Mas ela também pode estar diretamente associada à prática pedagógica adotada pelo(a) educador(a). Portanto, acredita-se ser necessário procurar maneiras diferenciadas de abordar os conteúdos em sala de aula, adotando estratégias e recursos que podem possibilitar maiores oportunidades para a construção de conhecimentos pelos(as) estudantes. O presente trabalho procurou, através da analise dos conteúdos dos Relatórios Finais dos estágios em Ciências e Biologia, encontrar indicadores ou evidencias de uma melhora no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares das Ciências Naturais pelos(as) alunos(as) das turmas das escolas onde foram realizados os estágios que tiveram os relatórios examinados. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre diferentes modalidades e recursos didáticos, passíveis de serem utilizados durante a realização das aulas, apontando suas contribuições pedagógicas como possíveis facilitadores de aprendizagens significativas. Embora algumas dificuldades possam se apresentar no momento da escolha das aulas e atividades a serem realizadas, os benefícios promovidos por práticas pedagógicas diferenciadas superam esses obstáculos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License