Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltip ...
O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1304)
Este item está licenciado na Creative Commons License