A presença de vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos na permanência de estudantes na UFRGS
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A construção de vínculos afetivos é indissociável á condição social dos seres humanos, deste modo, às relações estabelecidas com outros seres humanos são de extrema importância ao longo da vida. No entanto, ao longo da formação escolar é recorrente a supervalorização dos aspectos cognitivos em detrimento dos aspectos afetivos humanos. A ausência de vínculos afetivos pode tornar-se ainda mais dramática aquelas/es que, além de estarem enfrentando um novo mundo em uma universidade pública, precisa ...
A construção de vínculos afetivos é indissociável á condição social dos seres humanos, deste modo, às relações estabelecidas com outros seres humanos são de extrema importância ao longo da vida. No entanto, ao longo da formação escolar é recorrente a supervalorização dos aspectos cognitivos em detrimento dos aspectos afetivos humanos. A ausência de vínculos afetivos pode tornar-se ainda mais dramática aquelas/es que, além de estarem enfrentando um novo mundo em uma universidade pública, precisam conciliar com seus empregos e, também, depender da assistência estudantil advinda dessa mesma Universidade. Durante a jornada universitária o tipo de relação professor-aluno estabelecida tornar a caminhada rumo à formação mais árdua ou mais agradável, podendo, ainda ser interrompida quando neste ambiente não encontramos empatia advindas daquelas/es que deveriam ser nossas/os mentoras/es. Portanto, a presença de vínculo afetivo na relação professor-alunos pode tornaram-se nutriente necessário á permanência de estudantes. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a presença, ou não, do vínculo afetivo na relação professor-aluno, bem como seus efeitos na permanência estudantil das/os universitários de baixa renda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada inseriu-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa e efetivada através de um questionário semiestruturado, aplicado a graduandas/os do semestre vigente, alocadas/os nas etapas finais do curso, além daquelas/es. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011, p.15). A análise dos resultados indicou que as estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, demonstram valorizar as relações de vinculo afetivo estabelecidas na relação professor-aluno, não sendo este o único fator que se traduz em permanência estudantil, mas, sendo de grande importância para que estudantes universitárias/os mantenham-se no curso até a diplomação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1355)
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