Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Propostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto que essas atividades são utilizadas para complementar o que está sendo estudado e valorizar a autonomia dos estudantes, tornando-os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens da inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano da ...
Propostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto que essas atividades são utilizadas para complementar o que está sendo estudado e valorizar a autonomia dos estudantes, tornando-os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens da inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano das escolas, percebe-se a existência de certa resistência dos professores quanto à aplicação da experimentação. Os motivos para essa dificuldade são vários, como falta de infra-estrutura na escola, formação de insuficiente, entre outros. Visto que muitas vezes o livro didático é o único recurso de diversas escolas, seria importante que os autores desses livros pudessem propor atividades experimentais, para que o professor tivesse maiores possibilidade de concretizá-las durante suas aulas. O objetivo desse trabalho foi identificar a existência de propostas de atividades experimentais em livros didáticos de Biologia e de analisá-las quanto a sua estruturação e qualidade. Foram feitos quadros de comparação entre as atividades encontradas e concluiu-se primeiramente, que a quantidade de experimentos é muito pequena, pois as mesmas foram encontradas em apenas um dos livros analisados. Além disso, essas atividades, infelizmente, não costumam apresentar objetivos claros, estimular a elaboração de previsões e hipóteses explicativas, nem tampouco conduzir à compreensão dos procedimentos, o que as coloca em segundo plano entre os conteúdos do livro didático. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1203)
Este item está licenciado na Creative Commons License