• Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente 

      Lorandi, Alexandra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artigo de periódico]
      Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto ...
    • Adaptação de material didático para o projeto UCA 

      Meurer, Heli; Costa, Patrícia da Silva Campelo; Maissiat, Jaqueline; Zanatta, Cláudia Vicari; Carvalho, Juliano Varella; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas ...
    • Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão 

      Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2010) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de ...
    • Aplicação educacional de uma ferramenta de mineração de textos integrada a uma ontologia de domínio na área da saúde 

      Damasceno, Fábio Rafael; Ribeiro, Alexandre; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]
      Este artigo aborda a utilização educacional de uma ferramenta de mineração textual (Sobek) dentro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação das Ciências da Saúde (OTICS). Com o objetivo de tornar a exploração ...
    • Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual 

      Langa, Natércia Ricardina Tomás; Reategui, Eliseo Berni; Mormelo, Belissar; Basso, Edcleia Aparecida (2013) [Artigo de periódico]
      O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens ...
    • O apoio da tecnologia na produção textual 

      Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2016) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, ...
    • O apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmica 

      Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2017) [Artigo de periódico]
      A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa ...
    • Aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante 

      Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta a implementação do Modelo Social Aberto do Estudante no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina de introdução a programação de computadores do ensino superior. O Modelo Social Aberto do ...
    • A atuação das interfaces não-convencionais na educação 

      Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra; Biazus, Maria Cristina Villanova; Costa, Patrícia da Silva Campelo (2011) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina ...
    • Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review 

      Mazzuco, Alex Eder da Rocha; Krassmann, Aliane Loureiro; Reategui, Eliseo Berni; Gomes, Raquel Salcedo (2023) [Artigo de periódico]
      Chemistry Education has been progressively complemented by pedagogical strategies involving the use of Augmented Reality (AR) technology. In this context, a systematic literature review was carried out in order to present ...
    • Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional 

      Barros, Taiser Tadeu Teixeira; Reategui, Eliseo Berni; Meira, Ricardo Radaelli; Teixeira, Adriano Canabarro (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da ...
    • Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais 

      Mazzuco, Alex Eder da Rocha; Krassmann, Aliane Loureiro; Reategui, Eliseo Berni; Gomes, Raquel Salcedo (2023) [Artigo de periódico]
      A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar ...
    • Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas 

      Mossmann, João Batista; Reategui, Eliseo Berni; Barbosa, Débora Nice Ferrari; Cardoso, Caroline de Oliveira; Fonseca, Rochele Paz; Cerqueira, Bernardo Benites de; Colling, Ana Paula Cervi (2017) [Artigo de periódico]
      O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle ...
    • Uma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programação 

      Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2016) [Artigo de periódico]
      As disciplinas de programação estão entre as disciplinas consideradas mais difíceis em cursos da área de Informática. O suporte da tecnologia ao ensino e a aprendizagem de programação tem apresentado resultados relevantes, ...
    • Conquer the artwork : a board game for teaching history of art 

      Santos, Míria Santanna dos; Schmitt, Marcelo Augusto Rauh; Peres, André; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artigo de periódico]
      Games may contribute with the learning processes in different knowledge areas. This article describes the development and use of a board game that addresses history of art content, in a quasi-experimental studywith students ...
    • A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento 

      Azeredo, Daniela Capra de; Reategui, Eliseo Berni (2013) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta ...
    • Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical 

      Cuervo, Luciane da Costa; Welch, Graham; Maffioletti, Leda de Albuquerque; Reategui, Eliseo Berni (2019) [Artigo de periódico]
      Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os ...
    • Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos 

      Gracioli, Francieli Luisa; Lorandi, Alexandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de ...
    • Desenvolvimento de sistema de gerenciamento educacional para elaboração de aulas interativas para o UCA 

      Meurer, Heli; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra (2010) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta um Sistema de Gerenciamento Educacional chamado EDUCA. Foi projetado com o objetivo de orientar e oferecer uma série de ferramentas para que os professores do projeto UCA (um computador por aluno) ...
    • Digital literacy in foreign language through text mining and fanfiction writing 

      Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Reategui, Eliseo Berni; Polonia, Eunice; Black, Rebecca W. (2020) [Artigo de periódico]
      This study investigates how digital literacy in a for-eign language (FL) may be supported by the use of a digital resource that can aid the processes of reading and writing. Thus, this research is based on studies by Feldman ...