Recent Submissions

  • Efeito do estado atencional na detecção automática das respostas auditivas corticais em neonatos 

    Didoné, Dayane Domeneghini; Oliveira, Lilian Sanches; Riesgo, Rudimar dos Santos; Sleifer, Pricila; Garcia, Michele Vargas; Almeida, Kátia de; Durante, Alessandra Spada (2018) [Journal article]
    Objetivo: O objetivo desse estudo foi comparar a latência e amplitude do potencial evocado auditivo cortical P1i entre neonatos em estado de alerta e durante o sono leve. Métodos: Vinte e cinco neonatos com emissões ...
  • Experimentar modos outros de habitar a escola : arte e filosofia na pesquisa em educação 

    Momoli, Daniel Bruno; Loponte, Luciana Gruppelli (2018) [Journal article]
    Certa vez o filósofo Michel Foucault escreveu por que haveríamos de escrever se não para transformar o próprio pensamento. Principiados por este questionamento apresentamos neste texto um conjunto de pesquisas realizadas ...
  • Tecnologia da informação e contemporaneidade : do trabalho entre 0 e 1 

    Poersch, Ana Luísa; Costa, Luis Artur (2014) [Journal article]
    As atividades do trabalhador em Tecnologia da Informação (TI), bem como suas características peculiares e possíveis desdobramentos em saúde mental é o tema que guia as problematizações deste artigo. Ainda que a emergência ...
  • Velopharyngeal dysfunction : a systematic review of major instrumental and auditory-perceptual assessments 

    Collares, Marcus Vinicius Martins; Paniagua, Lauren Medeiros; Signorini, Alana Verza; Dornelles, Silvia; Costa, Sady Selaimen da (2013) [Journal article]
    Introduction: Velopharyngeal dysfunction may cause impaired verbal communication skills in individuals with cleft lip and palate; thus, patients with this disorder need to undergo both instrumental and auditory-perceptual ...
  • Booster sessions after cognitive-behavioural group therapy for panic disorder : impact on relilience, coping and quality of life 

    Wesner, Ana Cristina; Gomes, Juliana Braga; Detzel, Tatiana; Guimarães, Luciano Santos Pinto; Heldt, Elizeth Paz da Silva (2015) [Journal article]
    Background: Panic disorder (PD) has a chronic nature, especially as a result of maladaptive coping strategies to deal with stressful events. Aims: To evaluate the impact of booster sessions with cognitive techniques on ...
  • Comportamento de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical 

    Nascimento, Paulyane Silva do; Zanon, Regina Basso; Bosa, Cleonice Alves (2015) [Journal article]
    O Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, ...
  • Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas 

    Loponte, Luciana Gruppelli (2012) [Journal article]
    O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação ...
  • Saúde urbana, ambiente e desigualdades 

    Azambuja, Maria Ines Reinert; Achutti, Aloyzio Cechella; Reis, Roberta Alvarenga; Silva, Jacqueline Oliveira; Fisher, Paul Douglas; Rosa, Roger dos Santos; Bordin, Ronaldo; Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de; Celeste, Roger Keller; Schneider, Aline Petter; Campani, Darci Barnech; Piccinini, Livia Teresinha Salomao; Ramos, Maurem; Sattler, Miguel Aloysio; Oliveira, Paulo Antonio Barros; Lewgoy, Alzira Maria Baptista (2011) [Journal article]
    Os ambientes psicossocial, econômico e físico, nos quais se nasce, cresce, vive e trabalha, afetam a saúde e a longevidade, tanto quanto o fumo, o exercício e a dieta. A atenção individual à saúde não é suficiente para ...
  • Evolução da oferta pré-escolar : movimentos da política de conveniamento em municípios do Rio Grande do Sul 

    Flores, Maria Luiza Rodrigues; Daniel, Camila; Bonneau, Cátia Soares; Gonçalves, Mariane Vieira; Fraga, Teresinha Gomes (2018) [Journal article]
    Este artigo apresenta resultados parciais de investigação longitudinal quanti-qualitativa, cujo objetivo foi identificar as principais repercurssões da obrigatóriedade de matrícula escolar na pré-escola para a expansão da ...
  • Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia 

    Flores, Maria Luiza Rodrigues; Peroni, Vera Maria Vidal (2018) [Journal article]
    No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A avaliação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias ...

View more