O apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmica
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Support of a Tool Based on Text Mining for Academic Writing
Assunto
Resumo
A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas ...
A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar como uma ferramenta de aprendizagem com funções de mineração de texto pode apoiar os estudantes no processo de construção e avaliação da escrita acadêmica, a partir de determinados critérios de análise textual. Na metodologia foram escolhidas as abordagens quali e quantitativas, assim como, as técnicas de coleta utilizadas foram questionários e relatórios. Para analisar os dados foram aplicadas as técnicas de análise estatística e análise de conteúdo. O estudo se deu com aproximadamente 700 alunos. Alguns resultados já são perceptíveis, como por exemplo, as significativas contribuições do Software Sobek acoplado a outra ferramenta para confirmar ou não a coerência de um texto científico, aliada a aplicação de perguntas questionadoras que levam o aluno a autoavaliação e reflexão da sua aprendizagem. ...
Abstract
The Writing is one of the most significant developments of humanity. Due to its undeniable importance, especially in the context of higher education, there are many outlined research for their qualification. Thus, this research aims to investigate as a learning tool with text mining functions can support students in the construction and evaluation of academic writing from certain criteria of textual analysis. The methodology was chosen the qualitative and quantitative approaches, as well as the ...
The Writing is one of the most significant developments of humanity. Due to its undeniable importance, especially in the context of higher education, there are many outlined research for their qualification. Thus, this research aims to investigate as a learning tool with text mining functions can support students in the construction and evaluation of academic writing from certain criteria of textual analysis. The methodology was chosen the qualitative and quantitative approaches, as well as the collection techniques used are questionnaires and reports. To analyze the collected data were applied the techniques of statistical analysis and content analysis. The study gave 700 students. Some results are already visible, such as the significant contributions of Sobek Software to confirm or not the consistency of a scientific text, combined with the application of inquiring questions that lead the student to self-assessment and reflection of their learning. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.1 (jan./abr. 2017), p. 36-45
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Humanas (7225)
Este item está licenciado na Creative Commons License