Navegação Ciências Humanas por Autor "Reategui, Eliseo Berni"
Resultados 1-20 de 59
-
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
Lorandi, Alexandra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artigo de periódico]Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto ... -
Adaptação de material didático para o projeto UCA
Meurer, Heli; Costa, Patrícia da Silva Campelo; Maissiat, Jaqueline; Zanatta, Cláudia Vicari; Carvalho, Juliano Varella; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas ... -
Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão
Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2010) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de ... -
Aplicação educacional de uma ferramenta de mineração de textos integrada a uma ontologia de domínio na área da saúde
Damasceno, Fábio Rafael; Ribeiro, Alexandre; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]Este artigo aborda a utilização educacional de uma ferramenta de mineração textual (Sobek) dentro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação das Ciências da Saúde (OTICS). Com o objetivo de tornar a exploração ... -
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
Langa, Natércia Ricardina Tomás; Reategui, Eliseo Berni; Mormelo, Belissar; Basso, Edcleia Aparecida (2013) [Artigo de periódico]O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens ... -
O apoio da tecnologia na produção textual
Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2016) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, ... -
O apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmica
Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2017) [Artigo de periódico]A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa ... -
Aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta a implementação do Modelo Social Aberto do Estudante no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina de introdução a programação de computadores do ensino superior. O Modelo Social Aberto do ... -
A atuação das interfaces não-convencionais na educação
Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra; Biazus, Maria Cristina Villanova; Costa, Patrícia da Silva Campelo (2011) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina ... -
Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
Mazzuco, Alex Eder da Rocha; Krassmann, Aliane Loureiro; Reategui, Eliseo Berni; Gomes, Raquel Salcedo (2023) [Artigo de periódico]Chemistry Education has been progressively complemented by pedagogical strategies involving the use of Augmented Reality (AR) technology. In this context, a systematic literature review was carried out in order to present ... -
Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional
Barros, Taiser Tadeu Teixeira; Reategui, Eliseo Berni; Meira, Ricardo Radaelli; Teixeira, Adriano Canabarro (2018) [Artigo de periódico]Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da ... -
Categorização de resultados de aprendizagem em Química utilizando mapas conceituais
Mazzuco, Alex Eder da Rocha; Krassmann, Aliane Loureiro; Reategui, Eliseo Berni; Gomes, Raquel Salcedo (2023) [Artigo de periódico]A disciplina de Química caracteriza-se por sua essência abstrata e conceitual, dificultando a identificação objetiva de resultados de aprendizagem. O interesse em investigações relacionadas ao uso de técnicas para apoiar ... -
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
Mossmann, João Batista; Reategui, Eliseo Berni; Barbosa, Débora Nice Ferrari; Cardoso, Caroline de Oliveira; Fonseca, Rochele Paz; Cerqueira, Bernardo Benites de; Colling, Ana Paula Cervi (2017) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle ... -
Uma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programação
Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2016) [Artigo de periódico]As disciplinas de programação estão entre as disciplinas consideradas mais difíceis em cursos da área de Informática. O suporte da tecnologia ao ensino e a aprendizagem de programação tem apresentado resultados relevantes, ... -
Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
Santos, Míria Santanna dos; Schmitt, Marcelo Augusto Rauh; Peres, André; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artigo de periódico]Games may contribute with the learning processes in different knowledge areas. This article describes the development and use of a board game that addresses history of art content, in a quasi-experimental studywith students ... -
A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
Azeredo, Daniela Capra de; Reategui, Eliseo Berni (2013) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta ... -
Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
Cuervo, Luciane da Costa; Welch, Graham; Maffioletti, Leda de Albuquerque; Reategui, Eliseo Berni (2019) [Artigo de periódico]Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os ... -
Desenvolvimento da leitura autoral por meio da mineração de textos
Gracioli, Francieli Luisa; Lorandi, Alexandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de ... -
Desenvolvimento de sistema de gerenciamento educacional para elaboração de aulas interativas para o UCA
Meurer, Heli; Reategui, Eliseo Berni; Behar, Patrícia Alejandra (2010) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta um Sistema de Gerenciamento Educacional chamado EDUCA. Foi projetado com o objetivo de orientar e oferecer uma série de ferramentas para que os professores do projeto UCA (um computador por aluno) ... -
Digital literacy in foreign language through text mining and fanfiction writing
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Reategui, Eliseo Berni; Polonia, Eunice; Black, Rebecca W. (2020) [Artigo de periódico]This study investigates how digital literacy in a for-eign language (FL) may be supported by the use of a digital resource that can aid the processes of reading and writing. Thus, this research is based on studies by Feldman ...