Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Resumo
Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de discussão. A técnica foi empregada para identificar quais discentes redigiram mensagens que contemplam conceitos relativos ao tema da discussão, e quais não o fizeram. Desta forma, é possível ter subsídios para investigar quais alunos necessitam de maior auxílio, e motivá-los ...
Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de discussão. A técnica foi empregada para identificar quais discentes redigiram mensagens que contemplam conceitos relativos ao tema da discussão, e quais não o fizeram. Desta forma, é possível ter subsídios para investigar quais alunos necessitam de maior auxílio, e motivá-los para discutir os conceitos importantes que fazem parte do tema em debate. ...
Abstract
This article presents a study of the technique of text mining using graphs. This technique can be used to make a qualitative analysis of textual contributions recorded by students in discussion forums. The technique was used to identify which students drafted messages that include concepts related to the topic of discussion, and what did not. Thus, it is possible to have subsidies to investigate which students need more help, and motivate them to discuss the important concepts that are part of ...
This article presents a study of the technique of text mining using graphs. This technique can be used to make a qualitative analysis of textual contributions recorded by students in discussion forums. The technique was used to identify which students drafted messages that include concepts related to the topic of discussion, and what did not. Thus, it is possible to have subsidies to investigate which students need more help, and motivate them to discuss the important concepts that are part of the topic under discussion. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (jan. 2010), [10 p.]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License