Navegação Informática na Educação por Assunto "Formação de professores"
Resultados 1-15 de 15
-
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
(2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Avaliação no estágio supervisionado : intersubjetividades na formação de professores em cursos na modalidade EAD
(2010) [Tese]A presente pesquisa propõe considerações e reflexões sobre a intersubjetividade e a construção social das lógicas de avaliação no estágio de professores em formação continuada, em contextos tecnológicos de cursos de ... -
A distância transacional e a organização de cursos de licenciatura on-line
(2017) [Tese]Esta tese aprofunda os estudos na área de formação de professores para educação básica na modalidade a distância, integrando a linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Ensino a Distância do curso de Pós-graduação em ... -
A formação continuada de professores de matemática : uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente
(2015) [Tese]Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, em especial a inclusão dos laptops e da internet, a formação continuada de professores constitui-se como uma das principais ações das ... -
Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
(2015) [Tese]Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a ... -
Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses
(2016) [Tese]Esta tese apresenta a nova classificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM - V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition - Manual ... -
Formação em pensamento computacional utilizando scratch para professores de matemática e informática da educação fundamental
(2020) [Tese]A formação de professores que estão em pré-serviço, assim como a formação daqueles que já atuam profissionalmente são de extrema importância para o sis- tema educacional. O docente, durante sua vida profissional busca estar ... -
Letramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC.
(2020) [Tese]Esta tese analisa a trajetória do professor da alfabetização ao letramento digital através de um processo de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. Inspirados numa experiência de formação de docentes na ... -
Um lugar de aprender segundo alguns homo zappiens : uma contribuição da macroergonomia à educação
(2015) [Tese]O desenho da sala de aula atravessa o tempo com uma estrutura, aparentemente, inabalável. Neste momento, no ambiente escolar,a presença dos homo zappiens percorrendo corredores, que não se pode correr, é uma possibilidade ... -
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
(2017) [Tese]As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um ... -
Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente
(2021) [Tese]A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da ... -
Objeto digital de ensino e aprendizagem à luz da teoria da complexidade: outras práticas docentes na formação inicial de professores de línguas estrangeiras
(2021) [Tese]A discussão sobre a inserção da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) nos contextos educativos não é recente, no entanto, as práticas continuam, muitas vezes, descontextualizadas e, como consequência, os recursos ... -
Pedagogia do teatro contemporâneo : apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro
(2016) [Tese]Esta pesquisa se dedica à investigação dos modos de invenção em arte que utilizam como base da sua construção a materialidade técnica e tecnológica. Partimos de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo principal o ... -
Pensamento computacional para professores de matemática : pensar-com abstrações reflexionantes
(2023) [Tese]A definição de Pensamento Computacional é um conceito em construção. Diversos autores definem o conceito sob diferentes perspectivas, o que resulta em práticas mais voltadas à programação, à resolução de problemas, ou ... -
Telecolaboração, arte e educação : diálogos interculturais e a negociação da autoria em vídeos coletivos sob uma perspectiva bakhtiniana
(2015) [Tese]Sob um princípio dialógico e à luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, apresentamos nesta tese um estudo realizado com dois grupos de estudantes de licenciatura em Artes Visuais. Os estudantes, ...