Objeto digital de ensino e aprendizagem à luz da teoria da complexidade: outras práticas docentes na formação inicial de professores de línguas estrangeiras
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A discussão sobre a inserção da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) nos contextos educativos não é recente, no entanto, as práticas continuam, muitas vezes, descontextualizadas e, como consequência, os recursos tecnológicos são utilizados sem que se explore todo seu potencial, promovendo apenas a transposição do impresso para o digital. A sociedade é complexa e não linear, e dessa forma a TCD possibilita a oferta de práticas pedagógicas condizentes com a realidade. Nesse sentido, a Teoria d ...
A discussão sobre a inserção da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) nos contextos educativos não é recente, no entanto, as práticas continuam, muitas vezes, descontextualizadas e, como consequência, os recursos tecnológicos são utilizados sem que se explore todo seu potencial, promovendo apenas a transposição do impresso para o digital. A sociedade é complexa e não linear, e dessa forma a TCD possibilita a oferta de práticas pedagógicas condizentes com a realidade. Nesse sentido, a Teoria da Complexidade (TC) embasa este estudo, a partir da qual se compreende que uma atividade com intenção de ensino não garante a aprendizagem, pois existem diversos componentes interagindo nesse processo. Logo, não existem receitas, e práticas pedagógicas realizadas em um contexto provavelmente terão diferentes efeitos em outro. Cabe ao professor oferecer outros/novos caminhos e proporcionar um ambiente de colaboração, de acordo com a Teoria Sociocultural (TS) de Vygotsky, com espaço para o desenvolvimento de estudantes ativos. Dessa forma, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidade para a ação docente, tendo em vista que tanto a sua utilização quanto a concepção de novos objetos podem contribuir no processo de construção de conhecimento. Para tanto, existe a necessidade de formar professores capazes de explorar as potencialidades dos ODEA e de construir seus próprios recursos digitais. Considerando essa problemática, o principal objetivo desta proposta de tese é investigar como um ODEA concebido à luz da Teoria da Complexidade pode influenciar a construção de novos objetos por professores de Língua Estrangeira (LE) em formação inicial. A proposta metodológica deste estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, com caráter explicativo e com a modalidade investigativa da pesquisa-intervenção. Os participantes da pesquisa foram professores de LE em formação inicial que cursam Letras em uma universidade pública. O processo de geração de dados aconteceu durante duas edições de uma oficina de formação em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a qual teve como protagonista o ODEA Caleidoscópio. A concepção do referido objeto também faz parte das contribuições dessa tese, pois é um ODEA sobre ODEA, constituído de ODEA, voltado para o uso e autoria de ODEA. A análise de dados apontou que o ODEA concebido à luz da TC influenciou os sistemas-estudantes em suas produções, porquanto oportunizou que eles criassem referências para suas futuras práticas. Além da influência do ODEA protagonista da formação, houve também interferências das condições iniciais de cada um, bem como de outros Sistemas Complexos, como colegas e contexto, além da colaboração, que foi fundamental durante a formação e processo de autoria dos participantes da pesquisa. Salienta-se, ainda, que não se deve generalizar as condições desse contexto e participantes específicos. No entanto, fica evidente a importância da oferta de momentos de formação, inicial e continuada, para que os professores possam repensar suas práticas a fim de possibilitar outros/novos caminhos para os processos de ensino e aprendizagem. ...
Abstract
The discussion about Digital Communication Technologies (DCT) insertion in educational contexts is not recent, however, practices often remain out of context and, as a consequence, technological resources are used without exploiting their full potential, promoting only the transposition from print to digital. The society is complex and non-linear, and in this way DCT make it possible to offer pedagogical practices consistent with reality. In this sense, Complexity Theory (CT) supports this stud ...
The discussion about Digital Communication Technologies (DCT) insertion in educational contexts is not recent, however, practices often remain out of context and, as a consequence, technological resources are used without exploiting their full potential, promoting only the transposition from print to digital. The society is complex and non-linear, and in this way DCT make it possible to offer pedagogical practices consistent with reality. In this sense, Complexity Theory (CT) supports this study, from which it is understood that an activity with a teaching intention does not guarantee learning, as there are several components interacting in this process. Therefore, there are no recipes, and pedagogical practices carried out in one context are likely to have different effects in another one. It is up to the teacher to offer other/ new paths and provide a collaborative environment, according to Vygotsky's Sociocultural Theory (ST), with space for the development of active students. In this way, Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) are configured as a possibility for the teaching action, bearing in mind that both its use and the design of new ones can contribute to the process of knowledge construction. Therefore, there is a need to educate teachers capable of exploring the potential of DTLO and building their own digital resources. Considering this problematic, the main objective of this proposal is to investigate how a DTLO conceived in the light of Complexity Theory can influence the construction of new objects by Foreign Language (FL) teachers in initial education. The methodological proposal of this study is based on the qualitative approach, with an explanatory character and with the investigative modality of intervention. The research participants were FL teachers in initial education who are studying Languages at a public university. The data generation process took place during two editions of a training workshop in context of Emergency Remote Teaching (ERT), with the use of the DTLO Caleidoscópio. The conception of this object is also part of the contributions of this dissertation, as it is a DTLO about DTLO, constituted of DTLO, focused on the use and authorship of DTLO. Data analysis pointed out that the DTLO designed in the light of the CT influenced the systems-students in their productions, since that allowed them to create references for their future practices. In addition to the DTLO influence, there were also interferences from the initial conditions, from other Complex Systems, such as classmates and context, as well as from collaboration, which was fundamental during the teacher education and process of authorship by research participants. It should also be noted that the conditions of this context and specific participants should not be generalized. However, it is evident the importance of offering teacher education moments, initial and continued, so that teachers can rethink their practices to enable others/new paths for teaching and learning processes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License