Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da narrativa digital na formação de professores. Para tanto buscou-se responder que potencialidades a produção de narrativas digitais no âmbito da formação de professores carrega e quais as suas contribuições para construtos de identidade docente. Recorreu-se aos trabalhos de Robin ...
A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da narrativa digital na formação de professores. Para tanto buscou-se responder que potencialidades a produção de narrativas digitais no âmbito da formação de professores carrega e quais as suas contribuições para construtos de identidade docente. Recorreu-se aos trabalhos de Robin (2008, 2012), Prado et al. (2017), Rodrigues (2017, 2019a, 2019b), Nóvoa (2013, 2017), Josso (2004, 2007, 2010), Larrosa (2002, 2004), Tardif (2014), Cope e Kalantzis (2000, 2009), Kalantzis e Cope (2011), Kress (2000, 2003, 2010), entre outros, que fornecem subsídios teóricos para problematizar e entender nosso objeto de estudo. O processo investigativo contou com uma pesquisa de campo com estudantes de pedagogia de uma Universidade Pública do nordeste brasileiro, baseada fundamentalmente na pesquisa-formação, que, entre os atributos que possui, permite acessar o pensamento experiencial, as concepções, os modos de exercer a profissão e os significados que o sujeito em formação vai elaborando, ou seja, permite acessar o próprio projeto formativo desse sujeito. Como resultados compreende-se que a produção de narrativa digital na formação de professores carrega a possibilidade de fomentar aprendizagens em TDIC e autorreflexões sobre as experiências vividas, levando em conta a interação sujeito-sujeito e sujeito-meio, a multimodalidade das linguagens trabalhadas, o design das produções, a diversidade de enredos trazidos e os variados níveis de estímulo a imaginação em decorrência desse processo. Destarte, a produção de narrativas digitais trabalhadas e refletidas no curso de Pedagogia pôde legitimar um olhar mais apurado sobre as aprendizagens que os participantes desenham nas suas trajetórias empreendidas, revelando os caminhos que estes têm tomado na construção e mobilização de saberes e competências, inclusive para uso dos recursos tecnológicos, a autoria e o reconhecer-se aprendente; bem como os significados para sua identidade – voltados a construção de saberes e percepção do processo de inacabamento que são como pessoas e profissionais da educação. ...
Abstract
Digital narrative is characterized as a phenomenon that emerges from the alignment between storytelling and digital media resources present in the context of cyberculture. This research deals with the potential of digital narrative in teacher education. In order to do so, we sought to answer what potentialities the production of digital narratives in the context of teacher education carries and what are their contributions to constructs of teaching identity. We used the work of Robin (2008, 201 ...
Digital narrative is characterized as a phenomenon that emerges from the alignment between storytelling and digital media resources present in the context of cyberculture. This research deals with the potential of digital narrative in teacher education. In order to do so, we sought to answer what potentialities the production of digital narratives in the context of teacher education carries and what are their contributions to constructs of teaching identity. We used the work of Robin (2008, 2012), Prado et al. (2017), Rodrigues (2017, 2019a, 2019b), Nóvoa (2013, 2017), Josso (2004, 2007, 2010), Larrosa (2002, 2004), Tardif (2014), Cope and Kalantzis (2000, 2009), Kalantzis and Cope (2011), Kress (2000, 2003, 2010), among others, which provide theoretical subsidies to problematize and understand our object of study. The investigative process involved a field research with pedagogy students from a Public University in northeastern Brazil, fundamentally based on research-education, which, among the attributes it has, allows accessing experiential thinking, conceptions, ways of exercising profession and the meanings that the subject in training develops, that is, it allows access to the subject's own formative project. As a result, it is understood that the production of digital narrative in teacher education carries the possibility of promoting learning in TDIC and self-reflections on lived experiences, taking into account the subject-subject and subject-environment interaction, the multimodality of the languages worked, the designer of the productions, the diversity of plots brought and the varied levels of stimulation to the imagination as a result of this process. Thus, the production of digital narratives worked and reflected in the Pedagogy course could legitimize a more accurate look at the learning that the participants draw in their undertaken trajectories, revealing the paths they have taken in the construction and mobilization of knowledge and skills, including for use of technological resources, authorship and recognizing oneself as a learner; as well as the meanings for their identity – aimed at the construction of knowledge and perception of the unfinished process that they are as people and education professionals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Informática na Educação (322)
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