Navegação Educação por Autor "Santarosa, Lucila Maria Costi"
Resultados 1-20 de 26
-
Acessibilidade de ambiente digital de educação a distância: Percepção de usuários surdos com o ensino médio completo e imcompleto
Antunes, Ana Cláudia Fagundes (2021) [Dissertação]A dissertação analisou a acessibilidade para surdos no ambiente de Educação a Distância. Na articulação das Tecnologias Digitais na Educação e Educação de Surdos, apresentei a pesquisa a partir do seguinte questionamento: ... -
Acessibilidade de deficientes visuais aos ambientes digitais/virtuais
Sonza, Andréa Poletto (2004) [Dissertação]Este estudo configura-se como uma Investigação Qualitativa que se integra ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da FACED (Faculdade de Educação) da UFRGS (Universidade ... -
Acessibilidade tecnológica e pedagógica na apropriação das tecnologias de informação e comunicação por pessoas com necessidades educacionais especiais
Lima, Claudia Regina Uchôa de (2003) [Dissertação]Esta dissertação trata de uma investigação, no âmbito da Informática na Educação Especial no que se refere à acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas como apoio educacional por pessoas com ... -
Ambientes digitais virtuais em saúde : alternativa para uma melhor qualidade de vida de crianças hospitalizadas
Soares, Marlene da Silva (2007) [Tese]Este estudo configura-se como uma investigação qualitativa, descritiva através de “Estudo de Caso” integrado ao leque de pesquisas em desenvolvimento pelo NIEE, (Núcleo de Informática na Educação Especial) Faculdade de ... -
Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
Sonza, Andréa Poletto (2008) [Tese]Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A ... -
Ambientes virtuais de aprendizagem e recursos da web 2.0 em contexto hospitalar : rompendo a exclusão temporária de adolescentes com fibrose cística
Moro, Eliane Lourdes da Silva (2011) [Tese]Esta tese constitui uma pesquisa qualitativa que tem como foco um estudo de caso com adolescentes, doentes crônicos com Fibrose Cística (FC), internados em quarto restrito no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ... -
Apropriação de ferramentas computacionais em ambientes digitais virtuais, por crianças com câncer hospitalizadas
Gaspary, Ana Cristina de Abreu (2005) [Dissertação]Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que se integra às pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela ONG ... -
Cidade um computador por aluno - UCA Total : uma totalidade inclusiva em discussão
Schneider, Fernanda Chagas (2012) [Dissertação]O presente trabalho observa a iniciativa do governo federal que pretende garantir a qualidade do ensino brasileiro, através da igualdade de oportunidades e de acesso ao conhecimento por meio do Projeto Um Computador por ... -
O computador na avaliação formativa : efeitos interativos com a ansiedade e a atitude sobre o comportamento dos alunos
Santarosa, Lucila Maria Costi (1981) [Tese]O presente estudo visa a explorar a potencialidade do computador na avaliação da aprendizagem, especificamente buscando verificar, na avaliação formativa, os efeitos da sua utilização sobre comportamentos dos alunos. A ... -
Construção da leitura/escrita em língua de sinais de crianças surdas em ambientes digitais
Barth, Creice (2008) [Dissertação]Este trabalho insere-se na linha de pesquisa em Informática na Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo teve como objetivos observar os processos ... -
Curso de Letras/LIBRAS : análise das experiências dos alunos surdos no ensino à distância do Rio Grande do Sul
Goes, Camila Guedes Guerra (2010) [Dissertação]A presente dissertação se propõe a analisar o curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS criado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade de Educação a Distância, quanto aos seus aspectos de acessibilidade ... -
Curso modular de estatística e seus efeitos na aprendizagem
Santarosa, Lucila Maria Costi (1975) [Dissertação]O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado – Instrução Modular – em um Curso Introdutório de Estatística. Visou verificar a diferença do rendimento de aprendizagem em duas situações: uma onde existiu ... -
Da escola do hardware para a escola do software : o processo educativo sob a lógica da compressão do tempo e do espaço
Conforto, Débora (2006) [Tese]A presente pesquisa aborda os movimentos desencadeados na instituição escolar com a chegada dos ambientes informatizados nas escolas da rede municipal de Porto Alegre, tendo como interface de investigação as categorias de ... -
Estudo do processo de desenvolvimento de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na interação em ambientes digitais/virtuais
Boiaski, Morgana Tissot (2007) [Dissertação]O presente trabalho se propõe a identificar as possíveis contribuições da utilização de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem e de convivência no processo de desenvolvimento de escolares que apresentam Transtorno de ... -
Estudo sobre o processo de mediação entre pares - tutores e professores-cursistas - com deficiência em curso de EAD
Rodrigues, Lisete Pôrto (2015) [Dissertação]Esta pesquisa teve como contexto o Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, desenvolvido pelo Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e pelo Centro Interdisciplinar de ... -
Inclusão digital de sujeitos com deficiência física através do uso da tecnologia assistiva
Hernadez Ferrada, Romy Britt (2009) [Dissertação]Este trabalho se propõe a fazer um recorte de uma investigação, realizada no âmbito da Informática na Educação Especial em prol da inclusão digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Tal estudo teve como ... -
Inclusão escolar : formação docente para o uso das TICs aplicada como tecnologia assistiva na sala de recurso multifuncional e sala de aula
Emer, Simone de Oliveira (2011) [Dissertação]A inclusão sócio-digital é uma das possibilidades que a educação inclusiva propõe para a atualidade. Nesse sentido, as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) possuem o direito que os sistemas de ensino ... -
A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação
Dusik, Cláudio Luciano (2018) [Tese]Há pessoas que, por doença ou lesões neurológicas, ficam sem conseguir se movimentar ou se comunicar, porém mantêm-se consciente e intelectualmente ativas, ficando presas dentro de si mesmas. Assim, pesquisar e desenvolver ... -
Interações em ambientes virtuais de aprendizagem envolvendo sujeitos com Síndrome de Down : constituição social das dimensões afetivas
Machado, Berenice Corrêa (2007) [Dissertação]O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que maneira ocorrem as interações dos jovens com Síndrome de Down (SD) no Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduquito, considerando as dimensões afetivas como ... -
A mediação com pessoas com necessidades educacionais especiais em ambientes de aprendizagem virtuais : desvelando caminhos para atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal
Hogetop, Luisa (2003) [Dissertação]Este trabalho se propõe a fazer um recorte das interações professor-aluno em ambiente de aprendizagem virtual, qual seja, a ação mediadora na apropriação das ferramentas informáticas junto a alunos com Necessidades ...