Navegação Educação por Autor "López Bello, Samuel Edmundo"
Resultados 1-20 de 23
-
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
Marques, Diego Souza (2017) [Tese]A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel ... -
Aula aberta ou um docente que coloca a escritura para jogar : encenações terapêuticas para uma aula performativa
Oliveira, Luis Fabiano de (2023) [Tese]A presente tese se constitui como uma textualidade híbrida, que utiliza elementos dramáticos e conceituais para sua escritura. Ao serem levadas ao divã de Wittgenstein, as docências que se performam em uma aula serão ... -
Corpo a dançar : entre educação e criação de corpos
Ferraz, Wagner (2014) [Dissertação]Essa pesquisa se desenvolve no campo da Educação atravessada pela dança na perspectiva Pós-Estruturalista, com as filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Michel Foucault. Com isso, trato de um movimento infinito que ... -
O cuidado com a verdade na tarefa do exercício profissional ético do professor de matemática
Silva, Caren Fulginiti da (2010) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado, que apresenta verdade, certeza, matemática e ética no exercício profissional do professor como temáticas, tem como objetivo de estudo tomar quatro diferentes perspectivas em Matemática ... -
O dispositivo da numeramentalidade e as práticas avaliativas : uma análise da “avaliação nacional da alfabetização”
Sperrhake, Renata (2016) [Tese]A presente tese tem como objetivo geral analisar as linhas do dispositivo da Numeramentalidade na constituição das práticas avaliativas em larga escala, mais especificamente, tomando a Avaliação Nacional da Alfabetização ... -
Docen ci/ç ação : do dual ao duplo da docência em matemática
Santos, Suelen Assunção (2015) [Tese]Esta tese tem como problema pensar a forma da docência em matemática. Aproxima‐se às contribuições teóricas de Deleuze, Foucault, Bergson e outros teóricos das filosofias da diferença para pensar o movimento da forma. ... -
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
Bitencourt, Karliuza Fonseca (2007) [Dissertação]Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício ... -
Etnomatemaética : um olhar ético sobre um jogo e suas regras
Santos, Anderson (2010) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é, a partir de conceitos e problemas apresentados nos estudos acerca da Etnomatemática, relacionar a Matemática com práticas voltadas para o que é étnico, para o que é ético, para a prática artista, ... -
Experiências narradas no ciberespaço : um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática
Santos, Suelen Assunção (2009) [Dissertação]Esta dissertação tem por objetivo investigar como o Portfólio de Aprendizagens, em relação ao jogo de verdade proposto pelo PEAD, produz maneiras de se pensar e ser professora que ensina matemática na Educação Infantil e ... -
Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa (2009) [Dissertação]O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por mim no período de graduação, quando em contato com a etnomatemática e na minha atuação profissional enquanto professora de matemática, onde passei ... -
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
Santos, Cleuza Iara Campello dos (2008) [Dissertação]Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são ... -
O jogo discursivo da inclusão : práticas avaliativas de in/exclusão na matemática escolar
Eidelwein, Monica Pagel (2012) [Tese]Esta tese tem por objetivo analisar as práticas avaliativas dos professores que ensinam Matemática, na tentativa de entender as regras constitutivas do jogo discursivo da inclusão em funcionamento nessas práticas. Para ... -
Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
Santos, Cristiano Silva dos (2010) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado parte das inquietações, dúvidas, certezas e questionamentos de um professor de matemática que admite a reflexão sobre a prática de ensinar matemática, como o ponto de partida para ação do ... -
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
Aurich, Grace da Ré (2011) [Dissertação]Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as ... -
Matemática como hipotexto : inventários e invenções
Sanchotene, Virgínia Crivellaro (2021) [Tese]Esta tese se escreve a muitas mãos, em meio a aulas. Textos de alunas, alunos, professoras, professores, escritores, poetas, filósofos, cientistas. Trabalho palimpsesto sobre o terreno da Matemática, no exercício de ... -
Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
Cruz, Fernando Cézar Ripe da (2011) [Dissertação]A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir e analisar dois imperativos enunciados nas Engenharias Didáticas de alunos- professores – que frequentaram o Curso de Especialização para professores de Matemática ... -
Numeramentalização : olhares sobre os usos dos números e dos seus registros em jogos de práticas escolares na contemporaneidade
Pinho, Patricia Moura (2013) [Tese]Esta tese tem como problema de pesquisa investigar de que maneira os usos dos números e de seus registros nas práticas escolares operam estrategicamente nas formas de governo do indíviduo na contemporaneidade. Aproximo as ... -
A potência da evanescência : diferenças e impossibilidades
Sanchotene, Virgínia Crivellaro (2013) [Dissertação]Esta dissertação versa sobre a parcela evanescente que constrói uma série convergente e, desse modo, impossibilita sua permanência em uma forma última. O estudo da evanescência como a possibilidade de movimentar um corpo ... -
Prática de ensino em educação matemática : a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática
Lenzi, Giovana da Silva (2007) [Dissertação]O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências com as quais defrontei-me nos anos de 2004 e 2005 ao orientar e supervisionar estagiários, licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, ao realizarem ... -
"Primeira arithmetica para meninos" e a constituição de masculinidades na província de São Pedro do Rio Grande do Sul
Hilzendeger, Maria Aparecida Maia (2009) [Dissertação]Esta Dissertação tem como objetivos identificar e analisar os discursos da masculinidade presentes no livro didático "Primeira Arithmetica Para Meninos", organizado pelo engenheiro, educador e escritor brasileiro José ...