Navegação Educação por Autor "Behar, Patrícia Alejandra"
Resultados 21-40 de 46
-
Estratégias pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem : um foco nas interações sociais de idosos
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo (2020) [Dissertação]A presente dissertação teve como objetivo construir estratégias pedagógicas para fomentar as interações sociais de idosos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A cada ano aumenta o número de idosos interessados na Educação ... -
Estratégias pedagógicas para o ensino fundamental : um enfoque na dimensão socioafetiva
Amaral, Caroline Bohrer do (2017) [Tese]Esta pesquisa investiga como estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da dimensão socioafetiva de estudantes do ensino fundamental. A fundamentação teórica adotada é a Epistemologia Genética de Jean Piaget. ... -
INSTRUMEDS : um instrumento para materiais educacionais digitais em dispositivos móveis para idosos
Grande, Tássia Priscila Fagundes (2016) [Dissertação]O presente trabalho versa sobre a importância da usabilidade no desenvolvimento de materiais educacionais digitais em dispositivos móveis voltados para o publico idoso. Para tanto, teve como objetivo construir um instrumento ... -
Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem : um foco nas estratégias de formação de grupos
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira (2015) [Dissertação]A presente dissertação versa sobre o desenvolvimento de grupos e suas interações, a partir de diferentes estratégias de formação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para isso, buscou-se investigar a influência ... -
Interad : uma metodologia para design de interface de materiais educacionais digitais
Passos, Paula Caroline Schifino Jardim (2011) [Dissertação]Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para design de materiais educacionais digitais (MEDs). Neste estudo, considera-se como MED os recursos digitais elaborados com objetivos relacionados à aprendizagem. ... -
A interdisciplinaridade na ação de projetar ambientes virtuais de aprendizagem : o caso dos projetos do NUTED/UFRGS
Leite, Silvia Porto Meirelles (2008) [Tese]A presente tese investiga o fenômeno 'projetos interdisciplinares de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA's)', destacando sua recorrência em diferentes contextos. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre o engendramento ... -
A introdução das TIC no Curso de Pedagogia da UFRGS : reflexões a partir de uma proposta didático-pedagógica construtivista
Bernardi, Maira (2004) [Dissertação]Nesta dissertação, é proposto um estudo sobre a introdução das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos cursos de formação de professores. Este foi desenvolvido através de um projeto de extensão destinado aos ... -
Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro (2013) [Dissertação]A presente dissertação aborda as competências do letramento digital e os fatores que influenciam na construção das mesmas. O objetivo é identificar os aspectos determinantes para que sejam construídos os conhecimentos, ... -
Mapeamento de competências : um foco no aluno da educação a distância
Silva, Kétia Kellen Araújo da (2012) [Dissertação]A presente dissertação tem por objetivo realizar o mapeamento de competências necessárias aos alunos da Educação a Distância (EAD). O estudo se desenvolveu através dos seguintes eixos: EAD, o perfil do aluno da EAD e as ... -
Modelo de combinação socioafetiva: um foco na formação de grupos para um ambiente virtual de aprendizagem
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira (2021) [Tese]Esta tese tem como objetivo construir um modelo de combinação socioafetiva para a formação de grupos em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado de MCombSA. Esse modelo identifica o perfil socioafetivo individual ... -
Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
Machado, Letícia Sophia Rocha (2019) [Tese]Esta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem ... -
Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
Guizzo, Michele Alda Rosso (2020) [Tese]Os Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados ... -
MP-CompEAD : modelo pedagógico baseado em competências para professores e para tutores em educação a distância
Schneider, Daisy (2014) [Tese]A presente tese visou à construção e à validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências para professores e para tutores em educação a distância - MP-CompEAD. O objetivo é analisar as possíveis ... -
MP-SocioAVA : modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro (2019) [Tese]O presente trabalho trata da construção de um Modelo Pedagógico com foco nas interações sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (MP_SocioAVA). Parte-se da teoria piagetiana para delinear o Modelo Pedagógico proposto ... -
MREPSA : modelo de recomendação de estratégias pedagógicas baseado em aspectos socioafetivos do aluno em ambiente virtual de aprendizagem
Barvinski, Carla Adriana (2020) [Tese]Esta pesquisa investiga como construir um modelo de recomendação que integra estratégias pedagógicas a partir dos aspectos socioafetivos do aluno em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Considerando que os aspectos ... -
Oficinas virtuais de aprendizagem : um estudo de caso em comunidades educacionais rurais de Candelária/RS
Wernz, Maria Cristina Graeff (2006) [Dissertação]O objetivo principal desta investigação é evidenciar uma possibilidade metodológica, de caráter didático-pedagógico, tendo por base a Epistemologia Genética, que possa atender às necessidades de inclusão digital de comunidades ... -
Ontologias na educação : uma proposta de aplicação em sistemas de recomendação
Simon, Augusto (2018) [Dissertação]Esta pesquisa objetivou investigar contribuições das ontologias como modelos de representação de conhecimento em Sistemas de Recomendação (SRs) na Educação. O seu intuito foi a aplicação desse tipo de modelo em apoio a ... -
Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Schneider, Daisy (2007) [Dissertação]O presente trabalho visa relacionar a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de arquiteturas ... -
Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
Bernardi, Maira (2011) [Tese]Nesta tese, foi realizada a construção e aplicação de uma arquitetura pedagógica (AP) com o uso agregado dos Objetos de Aprendizagem ARQUEAD e GESTEAD. Buscou-se investigar as possíveis contribuições da AP elaborada para ... -
Presença social em tecnologias da informação e comunicação : um estudo de caso no editor de texto coletivo ETC
Ebeling, Larissa (2014) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado discorre sobre uma pesquisa referente à inserção de recursos tecnológicos colaborativos em processos de ensino e de aprendizagem para favorecer o desenvolvimento da Presença Social (PS). ...