Estratégias pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem : um foco nas interações sociais de idosos
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação teve como objetivo construir estratégias pedagógicas para fomentar as interações sociais de idosos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A cada ano aumenta o número de idosos interessados na Educação permanente que buscam cursos presenciais, híbridos e virtuais que utilizem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como apoio. No entanto, é importante elaborar um conjunto de estratégias pedagógicas para apoiar a mediação de professores em sua prática com os idosos, principa ...
A presente dissertação teve como objetivo construir estratégias pedagógicas para fomentar as interações sociais de idosos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A cada ano aumenta o número de idosos interessados na Educação permanente que buscam cursos presenciais, híbridos e virtuais que utilizem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como apoio. No entanto, é importante elaborar um conjunto de estratégias pedagógicas para apoiar a mediação de professores em sua prática com os idosos, principalmente considerando as interações sociais, como é a finalidade desta pesquisa. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada em sete etapas. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico. Após, efetuou-se a elaboração de uma Matriz preliminar para identificar e analisar ações pedagógicas a partir do panorama da interação social no ambiente virtual, tal qual aplicou-se no curso Viva@EaD (caso1). Na sequência, foram construídas as Estratégias Pedagógicas preliminares para fomentar a interação social dos idosos em ambientes virtuais: o protótipo. Também realizou-se a construção de um Material Educacional Digital (MED), denominado de EPi-EaD, com a finalidade de apoiar aulas para curso de extensão. Com base nesses processos, elaborou-se um curso de extensão para profissionais com tem interesse ou que atuam com idosos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), assim como a avaliação das EPavisi preliminares. A partir da integração entre essas etapas, concebeu-se a revisão do protótipo das ações relativas à prática do professor com vistas a fomentar as interações sociais nos espaços de comunicação on-line. O processo de construção, aplicação e avaliação ocorreu com o delineamento de uma proposta socioeducacional que pode auxiliar nas trocas sociais dos idosos em AVA ...
Abstract
This dissertation aimed to build pedagogical strategies to foster social interactions of the elderly in a Virtual Learning Environment. Each year, the number of seniors interested in continuing education increases, seeking on-site, hybrid and virtual courses that use the Virtual Learning Environment (AVA) as support. However, it is important to develop a set of pedagogical strategies to support the mediation of teachers in their practice with the elderly, especially considering social interacti ...
This dissertation aimed to build pedagogical strategies to foster social interactions of the elderly in a Virtual Learning Environment. Each year, the number of seniors interested in continuing education increases, seeking on-site, hybrid and virtual courses that use the Virtual Learning Environment (AVA) as support. However, it is important to develop a set of pedagogical strategies to support the mediation of teachers in their practice with the elderly, especially considering social interactions, which is the purpose of this research. The methodology had a qualitative and quantitative approach, descriptive, of the multiple case study type, carried out in seven stages. First, there was a systematic review of the concepts involved, constituting the theoretical framework. Afterwards, a preliminary Matrix was elaborated to identify and analyze pedagogical actions from the panorama of social interaction in the virtual environment, as applied in the Viva@EaD course (case 1). Next, preliminary Pedagogical Strategies were built to foster social interaction of the elderly in virtual environments: the prototype. The construction of a Digital Educational Material (MED) was also carried out, called EPi-EaD, in order to support classes for extension courses. Based on these processes, an extension course was developed for professionals interested in or working with the elderly in Virtual Learning Environments (AVA), as well as an evaluation of the preliminary EPavisi. From the integration between these steps, a review of the prototype of actions related to the teacher's practice was conceived with a view to fostering social interactions in online communication spaces. The process of construction, application and evaluation took place with the design of a socio-educational proposal that can help in the social exchanges of the elderly in AVA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License