Navegação Educação por Título
Resultados 1107-1126 de 2434
-
A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS : um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006
(2011) [Dissertação]A presente dissertação teve como principal objetivo analisar criticamente o processo de formação de professores que se realiza atualmente nos cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura, a partir das modificações que as ... -
Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas na educação básica
(2014) [Tese]Nesta tese de doutorado realizou-se um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Ciências. O objetivo foi o trabalho com os professores da Educação Básica no que tange aos aspectos conceituais e metodológicos ... -
A formação de professores reflexivos no curso de pedagogia a distância da UFRGS : um estudo de caso
(2017) [Tese]Esta tese buscou compreender como ocorreu a formação reflexiva de alunas-professoras num curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, considerando as articulações entre teoria a prática. Os fundamentos ... -
Formação de professores : um olhar sobre a pesquisa educacional como espaço curricular em ação : UNEMAT - Sinop/MT
(2002) [Dissertação]Esta dissertação objetiva compreender a relevância e as contribuições da Disciplina Pesquisa Educacional, definida como elemento integrador e teorizador das práticas pedagógicas, da formação de professor do Curso de Pedagogia ... -
A formação de profissionais de nível médio da área de saúde : um desafio educacional
(1990) [Dissertação]O estudo que aqui se apresenta trata da formação de profissionais de nível médio da área da saúde, mais especificamente do auxiliar de enfermagem. Compreendendo a enfermagem e a formação profissional como resultado de um ... -
Formação de sanitaristas : cartografias de uma pedagogia da educação em saúde coletiva
(2006) [Tese]A tese estabelece uma cartografia da formação em saúde pública, explorando uma pedagogia da Educação em Saúde Coletiva como potência de composição de cenários de ensino e aprendizagem da formação de sanitaristas. A cartografia ... -
A formação discursiva neoliberal em escolas públicas estaduais : o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco
(2014) [Tese]Este estudo tem o objetivo de analisar os sentidos produzidos no e sobre o trabalho docente a partir da incidência do Projeto Jovem de Futuro - PJF do Instituto Unibanco (IU) em escolas públicas estaduais de Porto Alegre ... -
Formação docente : a tomada de consciência do professor sobre a ideia de arquiteturas pedagógicas, a partir de experiências de aprendizagem
(2021) [Tese]A presente tese se caracteriza como um estudo de caso, no âmbito da formação docente, com foco no processo de conceituação das Arquiteturas Pedagógicas por professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O campo de ... -
Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
(2005) [Tese]A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias ... -
Formação docente inicial e o ensino ao aluno com deficiência em classe comum na perspectiva da educação inclusiva
(2013) [Tese]A tese aqui apresentada aborda o processo de pesquisa realizado entre os anos de 2008 e 2012, no decorrer do curso de doutorado, que foi direcionado para o estudo sobre a formação docente inicial e o ensino ao aluno com ... -
Formação docente : no balanço da rede entre políticas públicas e movimentos sociais
(2002) [Dissertação]Este trabalho tem como temática a formação de professores investigada sob a ótica do confronto entre políticas públicas educacionais e o movimento da sociedade civil. Tem como objetivo apresentar o contexto das políticas ... -
Formação docente para a educação inclusiva : fragilidades e potencialidades expressas pelos licenciados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]A presente dissertação objetiva analisar as potencialidades e fragilidades do percurso formativo dos egressos na formação de licenciaturas da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes ... -
Formação docente : reverberações possíveis na prática pedagógica
(2011) [Dissertação]Esta dissertação propõe uma reflexão no campo educacional sobre a formação docente numa perspectiva de coexistência de práticas pedagógicas que têm como referência a interação dialógica. A partir de minha pesquisa, abordo ... -
Formação do pedagogo na universidade : o espaço do político no trabalho de conclusão de curso
(2012) [Dissertação]Esta pesquisa insere-se no campo das discussões da formação do pedagogo, enquanto formação política, tendo no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um espaço privilegiado para isto. O objetivo da ... -
A formação do professor de ciências e os programas de saúde de 5ª a 7ª séries do 1º grau
(1992) [Dissertação]Nessa problema de pesquisa abordou a prática das professores da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas em relação à educação em saúde. Preocupado nos em estudar o modo como estes prafessares desenvolvem os conteúdos ... -
A formação do professor de educação artística e suas práticas escolares : o caso do Brasil e do Chile
(1999) [Dissertação]Propomos, neste estudo, pesquisar como está o curso de formação de professores em Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil e Universidad de Concepción - UDEC Chile, a partir do currículo ... -
A formação do professor do ensino técnico e a cultura docente
(2011) [Tese]Esta tese tem como ponto central a análise da cultura docente de professores do Ensino Técnico e problematiza até que ponto o reconhecimento da cultura docente e o trabalho sobre essa cultura são caminhos para que a ... -
Formação do professor em serviço : da (re)construção teórica e da ressignificação da prática
(2009) [Tese]A tentativa de compreender como o curso de "Pedagogia Séries Iniciais - projeto formação de professores em serviço" promovido pela UPF/RS contribuiu para a (re)construção teórica e a ressignificação da prática do professor-aluno ... -
A formação dos (as ) educadores (as)populares a partir da práxis : um estudo de caso da AEPPA
(2013) [Dissertação]A presente dissertação analisa o trabalho desenvolvido pelos educadores populares de Porto Alegre, inseridos nas associações comunitárias de bairro, as quais estão conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, ... -
A formação dos profissionais de saúde nas equipes multiprofissinais : sobre a invenção de modos de trabalhar em saúde mental
(2007) [Dissertação]A presente pesquisa buscou problematizar as possibilidades de produção de novos modos de trabalhar em saúde mental a partir da criação de dispositivos multiprofissionais de formação em saúde. Para tanto, elegeu-se como ...