A formação do professor de educação artística e suas práticas escolares : o caso do Brasil e do Chile
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Data
1999Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Propomos, neste estudo, pesquisar como está o curso de formação de professores em Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil e Universidad de Concepción - UDEC Chile, a partir do currículo de formação profissional. Apreciar como se desenvolveram a educação e a formação de professores nos dois países do Conesul, objetos de nossa pesquisa, se deu: 1 porque tanto o Chile quanto o Brasil estão concebidos dentro da problemática geral do projeto intitulado “A form ...
Propomos, neste estudo, pesquisar como está o curso de formação de professores em Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil e Universidad de Concepción - UDEC Chile, a partir do currículo de formação profissional. Apreciar como se desenvolveram a educação e a formação de professores nos dois países do Conesul, objetos de nossa pesquisa, se deu: 1 porque tanto o Chile quanto o Brasil estão concebidos dentro da problemática geral do projeto intitulado “A formação de Professores no Mercosul – Conesul”. 2 Por estarem em seu processo educativo atualmente vinculados às políticas que estabelecem os organismos internacionais, extensão do capitalismo, da globalização dos mercados e de uma nova divisão internacional do trabalho, numa visão crítica dessa formação com o surgimento de novos códigos estéticos. Nosso objetivo principal foi o de buscar compreender como esse professor é formado, as ideias que ele tem desse processo de formação e dos currículos estabelecidos, assim como, através do estudo desses currículos, descobrir as contradições que possam emergir destes, pela observação em sala de aula do ensino fundamental de 5a a 8a série, por instrumentos de entrevista semi-estruturados para Professores formados, formadores e em formação. Para tanto, analisamos os currículos estabelecidos pela Lei regulamentar 5.692/71 que modificou a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96, e a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, em nível de Brasil, e da Lei Orgânica Constitucional de Enseñanza - LOCE, no 18.962/90, que faz derivar a atual Reforma Educacional posta em marcha no Chile. Trabalhamos, além disso, através de instrumentos de entrevistas semi-estruturados para professores da escola de Ensino Fundamental, professores universitários, alunos em processo de estágio profissional e observação em sala de aula desses professores, inseridos no mercado de trabalho em duas Escolas Públicas de ensino fundamental, de Porto Alegre, no Brasil e Concepción, no Chile, num total de 160 entrevistas. Os resultados a que chegamos demonstram que temos uma contradição fundamental no currículo de formação do professor que se caracteriza pela dicotomia entre a teoria e a prática, ou seja, não somente a arte pela arte, mas uma aproximação entre o fazer artístico, enquanto processo de uma prática pedagógica, com a apreciação, a fluidez inseridos nesse processo artístico, desenvolvendo as habilidades e competências para os códigos estéticos, além da contradição entre a formação inicial e a formação continuada, essa voltada exclusivamente para a qualificação da mão- de -obra que precisa ser absorvida nesse mercado global, como parte das políticas públicas financiadas pelo Banco Mundial. Nessa contradição podemos constatar outra contradição inserida na formação inicial, citada anteriormente entre a teoria e a prática, já que é uma contradição contida nos dois concretos históricos, que têm em comum as políticas públicas ditadas pelo Banco Mundial. Discutimos a arte e a estética num contexto de especialização e diferenciação, caminhando separadas da ciência, ocasionando com isso a omissão da arte e da estética em todas as narrativas da modernidade, como evidenciamos nos resultados finais. ...
Abstract
We intend to analyze the teaching of professional Art Teachers in Universidade Fedetal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Brazil., and Universidad de Concepcion(UDC), Chile. The Idea of studying the evolution of education and teacher training in these two countries arose the following factors: 1 Chile and Brazil are in the sphere of the study on teacher training in Mercosul countries sponsored by CNPq, FAPERGS and UFRGS in cooperation with researchers from all Mercosul countries. 2 The educational pr ...
We intend to analyze the teaching of professional Art Teachers in Universidade Fedetal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Brazil., and Universidad de Concepcion(UDC), Chile. The Idea of studying the evolution of education and teacher training in these two countries arose the following factors: 1 Chile and Brazil are in the sphere of the study on teacher training in Mercosul countries sponsored by CNPq, FAPERGS and UFRGS in cooperation with researchers from all Mercosul countries. 2 The educational process in these 2 countries is tightly connected to policies of international cooperation, capitalism, globalization of markets, and the new international division of work. We attempt to engage critically with these policies in the light of post-modern media (radio, television, the Internet, etc.). Our main objective was to understand how teachers are trained, what they think about the training process and curriculum and, through the study of these curricula, to find the contradictions that can arise from them, through the observation, in an elementaíy school class, of teachers being trained. For this, we analyzed the curricula established by law 5.692/71 in Brazil, which modified LBD 4.024/61, LBD 9.394/96, and the implementation of the National Curricular Parameters (PCNs) in Brazil and LOCE 18.962/90 in Chile (fiam which Game out the educational reform which is happening in Chile). We also worked with semi-structured interviewing tools for elementary school teachers, university teachers, students in trainee programs and in-class observation of these teachers in two public elementary schools of Porto Alegre, Brazil and Concepción, Chile: a total of 160 interviews. We concluded that there is a fundamental contradiction in Art teacher training, characterized by the dichotomy between theory and practice: between the ideal of "Art for Art's sake" and the pedagogy of Art (which includes the understanding of the reality of Art and the development of competency in handling the artistic codes). There is algo a contradiction between beginning and advanced training, since advanced training exists only to supply the specialized work force required by international projects financed by the World Bank. Thus, the policies of this international organization are at the root of the aforementioned contradiction between theory and practice. Beçause of the World Bank's emphasis in advanced training, there is a real risk of depleting our resources for giving beginners a good theoretical footing. We believe the World Bank's emphasis is mistaken: beginner's training should have higher priority than on-the-job advanced training. We shouldn't adopt the view that beginner's training is static and on-the-job training dynamic. We also discuss Art and Aesthetics as specializations, paying attention to the separation between Art and Science (which is the reason Art is conspicuously absent of our discussions about the future). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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