Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 282-301 de 601
-
Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa construtivista
(2009) [Dissertação]A presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Química e dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de sujeitos envolvidos em uma intervenção metodológica de caráter ... -
O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio
(2024) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os ... -
A experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro “dialogando ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente” no contexto da escola : uma análise da sua aplicação
(2018) [Tese]A presente pesquisa busca evidenciar a experimentação contextualizada e interdisciplinar proposta no livro Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente (DC), no ... -
Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
(2019) [Tese]A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico ... -
A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
(2015) [Dissertação]A carência de professores da educação básica em diferentes áreas das escolas públicas do Brasil tem fomentado o desenvolvimento de diversas políticas públicas de incentivo a formação de professores por meio da educação a ... -
Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar
(2021) [Tese]Partindo da discussão dos estudos sobre formação de professores(as), esta pesquisa se conduz por meio de uma multiplicidade temática transdisciplinar, pensando um corpo-professor e um método de pesquisar-criar. Todavia, ... -
Experimentos de física no laboratório de ciências e do laboratório de informática
(2019) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado busca investigar os resultados de experimentos feitos no laboratório de informática - através de simulações - relacionando os mesmos com os clássicos experimentos no laboratório de ciências. ... -
Extensão universitária : concepção de indicadores na Universidade Federal de Santa Maria (1960-2013)
(2019) [Tese]No presente estudo, investigamos como os processos históricos, políticos e sociais influenciaram na existência e concepção de indicadores de produção em extensão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período ... -
Faces da docência das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010) [Dissertação]A exploração natural do meio para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento intelectual pode ser um dos caminhos para atrair a atenção dos alunos para o ensino. Fazer o aluno perceber as aulas de forma prazerosa e ... -
Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar
(2016) [Tese]O estudo objetivou detectar alterações emocionais e de saúde mental que causem sofrimento psíquico suficiente para interferir no processo de aprendizagem em estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo alunos dos ... -
O “fazer diferente” na perspectiva de docentes de Matemática : efeitos da racionalidade neoliberal
(2023) [Dissertação]Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
(2020) [Tese]Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores ... -
A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos ... -
A formação continuada do professor-formador : saberes da ação docente no diálogo entre pares
(2016) [Tese]Este estudo apresenta um processo de pesquisa-ação desenvolvido num espaço/tempo intrainstitucional, destinado para a formação permanente dos professores-formadores de um curso de licenciatura em Química, de uma universidade ... -
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
(2018) [Tese]A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. ... -
A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes
(2024) [Tese]Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre ... -
Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos
(2022) [Tese]Esta tese tem por objetivo analisar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é expressa nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) das licenciaturas que envolvem as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e ... -
Formação de professores do ensino fundamental na cidade de Petrolina – PE : a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de ciências
(2018) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral investigar e capacitar professores na cidade de Petrolina-PE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mediante uma proposta que levasse em consideração a realidade local ... -
Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de ... -
A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
(2019) [Dissertação]NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa ...