Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores (Moreira, 2013; Terrazzan, 1992; Ostermann, Moreira, 2001; Siqueira, 2012, entre outros) de que o ensino de física, em nível secundário, precisa ser atualizado por meio de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. A Sequência Didática foi fundamentada nos pressupostos de Vygotsk ...
Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores (Moreira, 2013; Terrazzan, 1992; Ostermann, Moreira, 2001; Siqueira, 2012, entre outros) de que o ensino de física, em nível secundário, precisa ser atualizado por meio de tópicos de Física Moderna e Contemporânea. A Sequência Didática foi fundamentada nos pressupostos de Vygotsky (1994) e na Cultura Digital, segundo Castells (2008), Levy (1999) e Kenski (2018), e traz como diferencial a mescla de recursos pedagógicos, tais como: pesquisa na escola, uso de rede social, criação de histórias em quadrinhos e experimentos com simuladores e material concreto. O objetivo geral do trabalho foi analisar as contribuições dos recursos da Cultura Digital para atualização curricular de física no Ensino Médio. O público-alvo foram alunos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma escola pública localizada no litoral Norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa, conforme Triviños (1987), na forma de estudo de caso, segundo Yin (2007), com desenvolvimento em duas etapas: a primeira foi exploratória e envolveu todos alunos do nível secundário; a segunda foi pesquisa de campo com uma turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de questionários, relatórios, testes e postagens em grupo fechado no Facebook. Os dados da primeira etapa são apresentados em forma de diagramas ou valores percentuais e discutidos na sequência; na segunda etapa emprega-se Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011), como metodologia de análise. Os resultados mostraram que os sujeitos de pesquisa, integralmente, têm acesso à Internet e a maioria já utiliza recursos digitais como ferramenta pedagógica. Quanto às possibilidades dos recursos da Cultura Digital para atualização curricular no ensino de física, nível médio, emergiram três categorias a posteriori, sendo: (i) permitindo a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento; (ii) possibilitando a utilização de recursos com mais estímulo visual; (iii) utilizando estruturas que permitem a interatividade e construção coletiva do conhecimento. A proposta de ensino desenvolvida na SD foi muito bem aceita pelos estudantes, sujeitos de pesquisa, e considerada inovadora, com potencial para estimular e facilitar a aprendizagem. ...
Abstract
This study investigated a Didactic Sequence (DS) on Radiations and Elementary Particles in High School implemented in 2018. It is a proposal developed in agreement with the consensus of a few authors (Moreira (2017), Terrazzan (1992), Ostermann; Moreira (2001), Siqueira (2012), among others) that the teaching of physics, at secondary level, needs to be updated through topics of Modern and Contemporary Physics. The Didactic Sequence was based on the assumptions of Vygotsky (1994) and Digital Cul ...
This study investigated a Didactic Sequence (DS) on Radiations and Elementary Particles in High School implemented in 2018. It is a proposal developed in agreement with the consensus of a few authors (Moreira (2017), Terrazzan (1992), Ostermann; Moreira (2001), Siqueira (2012), among others) that the teaching of physics, at secondary level, needs to be updated through topics of Modern and Contemporary Physics. The Didactic Sequence was based on the assumptions of Vygotsky (1994) and Digital Culture, according to Castells (2008), Levy (1999) and Kenski (2018) and it differs for the mix of pedagogical resources, such as: research at school, use of social media, creation of comic books and experiments with simulations and concrete material. The general objective of the study was to analyze the contributions of Digital Culture resources for updating physics curriculum in high school. The target audience were students from Integrated Technical Education to High School at a public school located on the north coast of Rio Grande do Sul. This is a qualitative research, according to Triviños (1987), in the form of a case study, according to Yin (2007), with its development in two stages: the first was exploratory and involved all secondary school students; the second was field research with a group from the Technical Course in Informatics Integrated to High School. Data were collected through questionnaires, reports, tests and closed group posts on Facebook. Data from the first stage are presented in the form of diagrams or percentage values and discussed below; in the second stage, Content Analysis, according to Bardin (2011), is used as an analysis methodology. Results showed that the research subjects, in their entirety, have access to the Internet and the majority already use digital resources as a pedagogical tool. Regarding the possibilities of Digital Culture resources for updating curricula in physics teaching, high school level, three categories emerged a posteriori, being: (i) allowing the active participation of students in the construction of their knowledge; (ii) enabling the use of resources with more visual stimulation; (iii) using structures that allow interactivity and collective construction of knowledge. The teaching proposal developed in DS was very well accepted by students, the research subjects, and considered innovative, with the potential to stimulate and facilitate learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)
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