Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Continuing teacher education in the science of nature of National Pact for Strengthening Higher Education /Unipampa : "what is shown" about valorization through education?
Assunto
Resumo
A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. Torna-se importante entender o papel que esses programas exercem e o contexto em que foram criados e desenvolvidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a formação de professores em exercício, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), desenvolvido entr ...
A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. Torna-se importante entender o papel que esses programas exercem e o contexto em que foram criados e desenvolvidos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a formação de professores em exercício, no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), desenvolvido entre 2014 e 2015 pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), procurando ver como se relaciona com as práticas pedagógicas dos professores de Ciências da Natureza. Esta pesquisa caracteriza- se como qualitativa, fenomenológica-hermenêutica (BICUDO, 2011) e utiliza como estratégia, o Estudo de Caso Pnem/Unipampa. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo orientada pela questão central: O que é ―isso que se mostra‖ sobre a valorização docente pela formação de professores em exercício? Da revisão bibliográfica, compreendem-se os efeitos dos programas de formação continuada; a relação da formação de professores com o currículo integrado; e a prescrita valorização docente e sua relação com a qualidade da educação. Desses estudos houve o encontro com o referencial teórico relacionado à formação continuada, assim como com o fenômeno situado ―valorização docente‖. A Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2014) é a metodologia de análise de dados oriundos da coletânea de livros Pnem/Unipampa, do curso Tertúlias Pedagógicas e da entrevista com professores e formadores da área de Ciências da Natureza. O corpus de análise foi unitarizado e categorizado, resultando em três categorias: Efeito em cascata na formação continuada; Efeitos da formação de professores para a qualidade do Ensino Médio; Transitando na (des)valorização docente. Os resultados mostram que, durante o desenvolvimento do Pnem/Unipampa, a valorização pela formação deu-se pela atualização dos saberes docentes por meio dos cadernos do Pacto; pela interação Universidade-Escola em um modelo de formação em cascata; pelo espaço e pelo tempo de reflexão, estudo e trabalho em grupo; e pela relação entre a teoria e a prática que já vinha sendo realizada na escola durante o Ensino Médio Politécnico. Contudo, traduz-se em (des)valorização em função da continuidade/descontinuidade da formação e do espaço e tempo para planejamento integrado, podendo representar uma forma possível de valorização docente pela gestão escolar democrática, que oportuniza espaços e tempos na escola, tanto para a formação, quanto para o planejamento. Embora as políticas de formação, carreira e gestão devam caminhar juntas, visando à valorização dos professores, considera-se que as precárias condições de trabalho e baixos salários interferem na busca pela formação inicial, desenvolvimento profissional e permanência na profissão, implicando em desvalorização docente, apesar da oferta de programas de formação continuada de professores. ...
Abstract
Teacher education and the role of teaching have been referred to as fundamental to changes in High School education, and also the production of public policies that create initial and continuing education programs has been expanded. It is important to understand the role that these programs play and the context in which they were created and developed. Thus, the aim of this research is to investigate the in-service teacher education for the National Pact for Strengthening Higher Education (PNEM ...
Teacher education and the role of teaching have been referred to as fundamental to changes in High School education, and also the production of public policies that create initial and continuing education programs has been expanded. It is important to understand the role that these programs play and the context in which they were created and developed. Thus, the aim of this research is to investigate the in-service teacher education for the National Pact for Strengthening Higher Education (PNEM), developed between 2014 and 2015 by the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) and which seeks to see how it relates to the practices of the Science of Nature teachers. This research is characterized as qualitative, phenomenological-hermeneutic (BICUDO, 2011) and uses the PNEM/UNIPAMPA case study as its strategy. As for the methodological procedures, it uses bibliographical, documentary and field research, whilst being guided by the central question: What is ‗this that is shown‘ about teacher valorization through the in-service teacher education? The literature review includes the effects of continuing education programs; the relationship between teacher education and the integrated curriculum; and the prescriptive teacher valorization and its relationship with the quality of education. From these studies, there was an encounter with a theoretical reference related to continuous education, as well as with the located phenomenon ‗teacher valorization‘. The Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2014) is the methodology of data analysis coming from a collection of PNEM/UNIPAMPA books, the Tertúlias Pedagógicas course and the interview with teachers and educators in the area of Science of Nature. The corpus of analysis was unitized and categorized, resulting in three categories: Cascade effect of continuous education; Effects of teacher education on the quality of High School education; Moving towards teacher (de)valorization. The results show that during the development of PNEM/UNIPAMPA, the valorization of education was due to the updating of teaching knowledge through the Pact books; through the interaction of University-School in a cascade education model; through the space and time for reflection, study and group work; and through the relationship between theory and practice that had already been carried out in the school during the Polytechnic High School course. However, it translates into (de)valorization due to the continuity/discontinuity of the education, and the space and time for integrated planning, which can represent a possible form of teacher valorization by the democratic school management, which allows space and time in school, both for education and planning. Although the education, career and management policies should go hand in hand, with the aim of valorizing teachers, it is considered that insecure working conditions and low salaries interfere in the search for initial education, professional development and permanence of the profession, implying a lack of teacher valorization, despite the offer of continuous teacher education by the programs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)
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