Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 236-255 de 569
-
Entre olimpíadas de Matemática e exercícios : exercit(ações)² de um estudante-egiptólogo
(2023) [Tese]Essa pesquisa se dedica a estudar a temática das olimpíadas de Matemática no Brasil, evento que tem afetado escolas de Educação Básica em todo território nacional e faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes e ... -
O envelhecimento do corpo da mulher nos Cadernos Vida e Equilíbrio
(2011) [Dissertação]O destacado lugar ocupado pelo corpo hoje – jovem, belo/saudável, ativo, feliz –, associado ao fluxo de informações veiculadas na mídia, propondo-nos cuidados necessários, moveu-me a olhar quem, como e o que se fala, na ... -
Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
(2018) [Tese]Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar ... -
Espaços de educação não formal : produção de saberes na formação inicial de professores de ciências e biologia
(2020) [Dissertação]Atualmente, o ensino de Ciências não ocorre somente no espaço escola. Os museus de ciências são considerados espaços de educação não formal e contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino de ciências no que diz ... -
Espaços não formais para o ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias/anos finais do ensino fundamental : um estudo no município de Porto Alegre/RS
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa parte da questão problematizadora de “Identificar espaços não formais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e compreender as propostas pedagógicas para um contexto da ... -
Especialização em Ensino de Ciências (C10) : traços de um programa público nacional
(2023) [Tese]Nesta pesquisa busca-se entender a dinâmica de funcionamento e os pressupostos que embasam o programa que operacionaliza a oferta do curso de Especialização de Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental, chamado ... -
Especulações foucaultianas sobre a imaginação ubuesca e a ‘patafísica
(2023) [Tese]Essa Tese tem como problema de pesquisa analisar práticas discursivas que lidam com humor grotesco e com a imaginação em região de cientificidade que possam mostrar possibilidades para especulação de uma neociência. Para ... -
Estágio curricular : uma análise comparativa da percepção dos estudantes de enfermagem de uma faculdade pública e outra privada no interior de Pernambuco
(2016) [Dissertação]Ao longo do tempo, as normatizações curriculares da formação do profissional enfermeiro vêm passando por mudanças significativas. Em 2001, o Ministério da Educação aprovou as novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) ... -
Os estágios de docência nas licenciaturas em Educação do Campo : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa apresenta narrativas a respeito dos perfis, atuação e formação dos professores supervisores do estágio docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Rio Grande ... -
Estratégias pedagógicas que efetivam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021) [Tese]Abordagens educacionais inovadoras, a exemplo das Metodologias ativas (MA), enfatizam a autonomia, uma maior interação entre os sujeitos, o diálogo e a problematização como ferramentas pedagógicas para a aprendizagem dos ... -
O estresse ocupacional e a equipe de enfermagem de urgência/emergência: um olhar para estudos brasileiros
(2017) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica relacionada ao estresse ocupacional que a equipe de enfermagem de urgência e/ou emergência está exposta. Para isto realizou-se uma revisão integrativa da ... -
Estudo das redes e demandas da chamada universal (2009 a 2014) nas áreas do conhecimento da biofísica, bioquímica, farmacologia, fisiologia e neurociências do CNPq
(2015) [Dissertação]Este estudo analisa as demandas recebidas pela Chamada Pública Universal, que pode ser definida como uma fonte de fomento à ciência e tecnologia, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ... -
Estudo de caso acerca da influência da atividade física adaptada à disciplina de ciências nas dificuldades de aprendizagem em crianças de uma escola municipal de Porto Alegre
(2016) [Dissertação]Dificuldades de aprendizagem são apresentadas por alunos das séries iniciais em um número alto e recorrente nas escolas brasileiras. A aplicação de métodos que auxiliem na transposição desses obstáculos é relevante e de ... -
Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
(2008) [Dissertação]Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e ... -
Um estudo do contexto histórico das contribuições de Mendeleev para construção da tabela periódica em livros didáticos de química para o ensino médio e inserção deste contexto em sala de aula
(2010) [Dissertação]Este trabalho visa a análise dos livros didáticos brasileiros de química de ensino médio em relação à temática de História e Filosofia da Ciência (HFC), e a inserção da História da Ciência em sala de aula, no tópico de ... -
Estudo sobre a concepção de flor para educandos de uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS
(2012) [Dissertação]Este estudo investiga a concepção de flor para educandos de diferentes níveis de escolaridade, em uma escola da rede estadual de ensino, na capital do Rio Grande do Sul, Brasil. Para o processo de aprendizagem, torna-se ... -
Um estudo sobre a formação inicial de professores para a temática da saúde na região metropolitana de Porto Alegre
(2018) [Dissertação]O conceito de saúde usado na sociedade tem mudado constantemente durante a história. Atualmente, deixou-se de associar o processo saúde-doença como opostos, dando lugar a conceitos que abrangem o bem-estar físico, social ... -
Um estudo sobre a percepção de estudantes de escola básica acerca da ciência e da tecnologia dos alimentos
(2013) [Dissertação]Esta pesquisa se trata de um estudo descritivo, de caráter exploratório, que busca conhecer a percepção de alunos de escola básica acerca da ciência e da tecnologia empregada e envolvida na temática dos alimentos. Através ... -
Um estudo sobre as contribuições da disciplina “observação de aves” no processo de ensino e aprendizagem em biologia
(2017) [Tese]A pesquisa apresentada é caracterizada como um estudo de caso, baseada numa investigação empírica que estuda um fenômeno contemporâneo, da sociedade e em especial no ambiente escolar. Foi elaborada uma disciplina para ... -
Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular
(2013) [Tese]Os cursos de mestrado e doutorado procuram formar pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento. No entanto, não estão geralmente voltados à formação do professor universitário, em seu sentido amplo, uma vez que o ...