Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 216-235 de 601
-
Efeitos da introdução das TICs no ensino de ciências na educação básica
(2013) [Dissertação]A Sociedade da Informação, segundo alguns autores, caracteriza os inúmeros desafios que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) podem impor às estruturas sociais. Atualmente, muitos desses desafios adentram os ... -
Efeitos dos programas de iniciação científica e Ciência sem Fronteiras na Pós-graduação Stricto Sensu Brasileira : um olhar sobre o egresso
(2020) [Tese]O presente trabalho apresenta uma breve descrição das políticas públicas: Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Ciência sem ... -
Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
(2018) [Dissertação]Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários ... -
Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
(2014) [Tese]Resumo não disponível -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Em busca do lugar da educação ambiental na Corsan: a constituição do sujeito multiplicador ambiental
(2017) [Dissertação]A reverberação do discurso da problemática ambiental, que emergiu na década de 60, tem como um dos seus efeitos o desenvolvimento de Políticas Públicas ambientais para combater a “crise” do desenvolvimento propagada pelos ... -
A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico : relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação
(2015) [Tese]A presente tese constitui-se em uma pesquisa de natureza netnográfica, considerando-se uma ramificação de um estudo de caso de cunho etnográficoqualitativo, já que utilizaram-se os meios social e virtual para a coleta de ... -
Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : contribuições para a profissionalização docente
(2018) [Tese]O presente trabalho caracteriza a influência do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – no processo de profissionalização de docentes, em formação inicial e continuada, envolvidos em processos acadêmicos para estudo, ... -
O enfoque CTS na formação docente : contribuições de um processo formativo em uma escola pública
(2021) [Dissertação]A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em ... -
Ensinar ciências fazendo ciência : uma experiência na educação básica do semiárido brasileiro
(2016) [Dissertação]Propõe-se com essa pesquisa avaliar a metodologia da investigação científica Ensinar Ciências fazendo Ciência no contexto da prática, numa perspectiva de construção de paradigmas de ensino na educação básica. Trata-se de ... -
O ensino de biologia e suas articulações com práticas médico-moralizantes direcionadas ao governamento do corpo, das sexualidades e dos gêneros
(2021) [Tese]Esta tese tem por objetivo examinar as práticas vinculadas ao ensino e à produção do corpo em seus atravessamentos com os gêneros e as sexualidades, no Ensino de Ciências e de Biologia. A escrita da tese é inspirada nos ... -
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
(2019) [Dissertação]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular
(2020) [Dissertação]O propósito deste trabalho é investigar as relações discursivas entre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-raciais emergentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental e documentação curricular ... -
Ensino de ciências e matemática no Brasil : um estudo cientométrico sobre a interdisciplinaridade e a internacionalização da área e de seus programas de pós-graduação
(2020) [Tese]A Área Ensino é interdisciplinar por definição e vem valorizando a composição de corpos docentes com formação em diferentes Áreas do Conhecimento. A interdisciplinaridade é um fenômeno complexo e multidimensional, que pode ... -
Ensino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitações
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta uma investigação das perspectivas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no âmbito de um espaço não formal. Entendemos como pressuposto as potencialidades dos espaços não formais, ... -
O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS, buscando compreender como esses ... -
O ensino de ciências naturais com ênfase na alfabetização científica de estudantes com deficiência visual
(2020) [Dissertação]A comunicação, observação e exploração visual embasam o ensino de Ciências Naturais, especialmente no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Tal fato é a causa de dúvidas por parte dos professores que ao se depararem ... -
Ensino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciências
(2022) [Dissertação]A educação em ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de tomar decisões e compreender o impacto da ciência e da tecnologia nos meios sociais e naturais tem seu início na primeira etapa da ... -
Ensino de ciências : uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água
(2010) [Dissertação]Os assuntos que envolvem o ensino de ciências são capazes de despertar a curiosidade das crianças de maneira envolvente. Quando são aplicadas no contexto escolar atividades dinâmicas e participativas o aluno torna-se agente ... -
Ensino de estequiometria para o ensino médio : criação de uma revista de histórias em quadrinhos
(2017) [Dissertação]É sabido que o ensino de ciências no Brasil está entre os piores do mundo. Atualmente, a sociedade discute com bastante frequência este quadro: pensam-se as razões que levam a educação a estar tão defasada, e o que leva ...