Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Ingrid Araújo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T06:34:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288320pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa procurou compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo interpretada no componente Arte, especificamente no ensino de Dança na Educação Básica. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de Dança e com supervisoras educacionais, atuantes na Educação Básica em Porto Alegre e Região Metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A dissertação apresenta os tensionamentos, enfrentamentos e as demandas vividas no cotidiano dessas professoras nas escolas, as lacunas existentes na legislação e os possíveis arranjos curriculares que gestoras e professoras vêm propondo no ensino da Arte. Concluiu-se, que devido à margem de interpretação do texto da Base, professoras e gestoras adequam o componente Arte de acordo com a demanda de profissionais enviadas pela mantenedora, que nem sempre disponibiliza professores das quatro linguagens para uma mesma escola.pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to understand how the BNCC has been interpreted in the Art component, specifically in the teaching of Dance, in primary and secondary school. To this end, semistructured interviews were carried out with four Dance teachers and educational supervisors, working in primary and secondary school in Porto Alegre and the metropolitan region, Brazil. The dissertation presents the tensions, confrontations and demands experienced in the daily lives of these teachers in schools, the gaps in legislation and the possible curricular arrangements that managers and teachers have been proposing in the teaching of Art. It is concluded that due to the margin of interpretation of the Base text, teachers and managers adapt the Art component according to the demand for professionals sent by the sponsor, which does not always provide teachers of the for languages for the same school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBNCCen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPrimary and secondary schoolen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDance in basic educationen
dc.titleA dança na educação básica : um estudo sobre as diferentes interpretações da BNCC com professoras em Porto Alegre, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples