Navegação TCC Matemática por Autor "Dalcin, Andréia"
Resultados 1-20 de 25
-
Aprender com vídeo-aula e videoconferência em meio a pandemia do Covid-19 : o que dizem os estudantes
Trindade, Mateus de Oliveira (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O ano de 2019 será lembrado pelo início de uma pandemia que provocou mudanças drásticas no modo de vida da população mundial. Mudanças estas que também foram sentidas em todos os setores do nosso país, principalmente no ... -
Astronomia e matemática em sala de aula : explorando o SpaceFlight Simulator e a construção com régua e compasso
Silva, Sabrina da (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Inserida no cotidiano das escolas e envolvida nas atividades dos Laboratórios de Matemática das escolas parceiras do projeto de extensão Laboratórios de Matemática em Escolas Públicas, pude perceber a necessidade de pensar ... -
Atividades de matemática diferenciadas : um convite para os alunos do ensino regular
Ramos, Erich Picoli (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga a possibilidade de se incentivar o pensamento matemático de alunos de uma sala de aula regular com atividades diferenciadas. Tais atividades foram realizadas com base em uma sequência didática ... -
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
Brandt, Natali (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, ... -
Educação financeira : uma experiência com o ensino médio
Smidt, Raquel da Silveira (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio com intuito de compreender de que maneira atividades envolvendo matemática financeira podem favorecer, ou não, a formação de consumidores ... -
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
Cavalheiro, Yasmin Barbosa (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais ... -
Um estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemática
Oliveira, Daniele Vargas (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em uma pesquisa que teve por objetivo investigar as perspectivas dos bolsistas do PIBID Subprojeto Matemática quanto às contribuições do Grupo de Estudo e Formação ... -
Um estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCN
Boéssio, Cândida Ortiz (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa situada no campo da História da Educação Matemática sobre os “modos de fazer” docentes do professor de Matemática. Tem como objetivos compreender, através da ... -
Frações e educação ambiental : uuma experiência com EJA
Silva, Bruno Hubert da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve por objetivo investigar as estratégias que os alunos de uma turma do ensino fundamental EJA utilizam frente a problemas que abordam o conceito de fração. O estudo propôs-se a responder a seguinte ... -
História da Matemática em sala de aula a partir das falas dos professores
Rocha, André Luiz Guedes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, realizamos uma pesquisa que buscou investigar quais compreensões os professores de Matemática apresentam sobre a História da Matemática no ... -
História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
Godoi, Lucas Moraes (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve por objetivo as potencialidades de uma proposta de ensino utilizando o Ábaco dos Números Inteiros, sob a perspectiva da História da Matemática. Para isso, estudou-se as potencialidades da História na ... -
Matemática e fotografia : uma experiência em preto e branco
Carvalho, Bryan Lucas Marques (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A pesquisa investigou uma prática envolvendo a produção de fotografias em preto e branco produzidas por um grupo de alunos do ensino médio (EM). As atividades foram desenvolvidas em duas turmas de 2° ano do EM da escola ... -
Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
König, Alice Trisch (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação ... -
Matemática e teatro : um olhar sobre o desenvolvimento de competências no processo de construção de peças teatrais com enredos matemáticos
Führ, Lucas (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho cujo tema é Matemática e Arte, especificamente, Matemática e Teatro, e trata-se de uma pesquisa sobre seis competências elencadas nos documentos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que precisam ser ... -
Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
Zwiernik, Luara (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual ... -
A matemática presente nas receitas medicinais e iluminuras de Hildegarda de Bingen : uma experiência em sala de aula
Batista Junior, Luis Albino dos Santos (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso apresenta a pesquisa que teve como objetivo investigar possíveis conexões entre saberes matemáticos históricos de uma monja e pensadora medieval Hildegarda de Bingen e o uso de seus ... -
O modelo pedagógico de Maria Montessori : uma releitura de suas práticas para o ensino de matemática
Silva, Samanta Stein da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia proposta por Maria Montessori no século XIX e sobre as possibilidades de adequação de seus princípios, particularmente com ênfase na aprendizagem de matemática. Foram ... -
Música e matemática : explorando as relações entre ritmos musicais e frações
Fernandes, Rafael Souza (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca verificar como os alunos estabelecem relações entre os ritmos musicais e as frações. Neste sentido objetivouse: realizar um levantamento bibliográfico de trabalhos e práticas ... -
Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
Pereira, João Carlos Tavares (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os ... -
Uma prática no Ensino Médio na perspectiva STEAM : microfotografias a partir de um “microscópio” com o celular
Oliveira, Luís Fernando da Costa de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga possíveis contribuições da perspectiva STEAM (abordagem integradora que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no contexto das aulas de Matemática e de Cultura e ...