Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”

Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussã ...
Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License
