Frações e educação ambiental : uuma experiência com EJA
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
O presente trabalho teve por objetivo investigar as estratégias que os alunos de uma turma do ensino fundamental EJA utilizam frente a problemas que abordam o conceito de fração. O estudo propôs-se a responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais estratégias os alunos de uma turma de jovens e adultos adotam frente a problemas que abordam frações, considerando o contexto da educação ambiental? Para tanto foi realizado um estudo com cerca de 15 alunos de uma turma do Colégio de Aplicação (CAP) ...
O presente trabalho teve por objetivo investigar as estratégias que os alunos de uma turma do ensino fundamental EJA utilizam frente a problemas que abordam o conceito de fração. O estudo propôs-se a responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais estratégias os alunos de uma turma de jovens e adultos adotam frente a problemas que abordam frações, considerando o contexto da educação ambiental? Para tanto foi realizado um estudo com cerca de 15 alunos de uma turma do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul situado na cidade de Porto Alegre. A pesquisa desenvolveu-se em quatro encontros nos meses de Outubro e Novembro de 2017. A sequência de atividades envolveu: vídeos, jogos, leitura e interpretação de textos e gráficos, associando o estudo do conteúdo matemático de frações à temática do meio ambiente, e assim, promovendo uma discussão junto aos alunos desses temas tão presentes no cotidiano. Constatei com esta experiência que os alunos fazem uso de diversos métodos de resolução frente as questões de frações: utilização de conhecimentos prévios, tentativa e erro, utilização de desenhos, utilização de calculadora, busca de auxílio de colegas. Além desses, outra estratégia de resolução muito observada foi a busca de auxílio do professor, quer esclarecendo dúvidas acerca dos enunciados das questões, quer indicando maneiras de se chegar a solução. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
